Evandro Leitão foi o único a colocar seu nome para a disputa da pesidência da Assembleia Legislativa. Foto: Reprodução/Instagram

Durante encontro com deputados e deputadas eleitas, na manhã desta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa, o presidente do Poder Legislativo, o deputado Evandro Leitão (PDT) se colocou como candidato à reeleição ao comando da Casa. O parlamentar afirmou que respeitará a proporcionalidade partidária na composição do colegiado, que tende a ter PT na vice-presidência e MDB pleiteando a primeira-secretaria.

Até o momento, somente Evandro Leitão se colocou como candidato e ele buscará montar a chapa que disputará a composição da nova Mesa Diretora na próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro. Segundo informou ao Blog do Edison Silva, a proporcionalidade partidária será respeitada, e com isso as vagas serão distribuídas entre PDT, PT, PP, MDB, PSD, PL e União Brasil.

Na avaliação de Leitão, o PDT, que elegeu 13 parlamentares, terá direito a duas vagas na Mesa Diretora, assim como a federação do qual o Partido dos Trabalhadores faz parte, com nove membros. De acordo com informações, a sigla petista tende a indicar Fernando Santana para mais um mandato como vice-presidente da Casa. Já o MDB aponta Danniel Oliveira para a primeira-secretaria.

Partidos

“Estamos conversando, dialogando com os deputados e deputadas. Colocamos nosso nome para dar continuidade ao nosso trabalho num novo mandato e para isso estamos dialogando muito”, informou Evandro Leitão. Segundo ele, a formatação da Mesa Diretora deve ser definida até o início da próxima semana, respeitando a força partidária da Casa.

“Até pela proporcionalidade temos o PT, que terá duas vagas na Mesa, o PDT duas vagas e iremos conversar com demais partidos. Com o PP, que é um partido importante, o MDB.  Estamos conversando com União Brasil, com o PL e o PSD  para alinharmos e chegar a uma composição” afirmou.

 

Maiores bancadas na Assembleia:

PDT – 13

Federação PT/PV/PCdoB – 9

PL – 4

União Brasil – 4

MDB – 3

PP – 3

PSD – 3