Apesar de ser líder do partido do prefeito, Brizzi tem se posicionado contra a matéria do Governo. Foto: CMFor

Ainda na liderança do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Júlio Brizzi voltou a fazer críticas à taxa de lixo defendida pelo prefeito Sarto (também é membro da sigla pedetista) e aprovada no ano passado pela Casa. Para o parlamentar, a Prefeitura de Fortaleza “quer impor uma taxa somente para arrecadar”.

O prefeito Sarto encaminhou para a Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Lei que versa sobre as isenções para 70% da população, no que diz respeito à cobrança da taxa. A matéria deve ser votada ainda neste mês de janeiro em uma sessão extraordinária que será marcada pelo presidente da Casa, o vereador Gardel Rolim, também do PDT. Por conta disso, o debate sobre o tema deve voltar a ser pautado, principalmente por aqueles que são contrários à medida.

“Quando a Prefeitura de Fortaleza quer impor uma taxa somente para arrecadar, ao invés de mudar o sistema de coleta de lixo, joga fora uma grande oportunidade de gerar inclusão, respeito e dignidade aos catadores e suas famílias, melhorando, ao mesmo tempo, a coleta da cidade”, disse Júlio Brizzi.

Fortaleza

De acordo com ele, Fortaleza ainda está atrasada em relação ao manejo do lixo e as oportunidades de renda, inclusão e saúde que podem ser geradas. “Catadores de lixo recolhem 71% a mais para a reciclagem do que as empresas que a Prefeitura de São Paulo contrata. As empresas receberão R$ 10 bilhões em 20 anos, cerca de 43% dos catadores ganham menos de R$ 1 mil por mês. Em Fortaleza não é diferente e estamos perdendo a chance de mudar isso”, apontou.