As alterações na composição da direção da Casa Legislativa estão baseadas no artigo 31 do Regimento Interno. Foto: Reprodução

A licença do vereador Renan Colares (PDT) para assumir a Secretaria Regional VI, da Prefeitura de Fortaleza no lugar de Túlio Studart, anunciada nesta semana pelo prefeito José Sarto, ocasionou mudanças na composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza. Renan havia sido eleito como 2º Vice-Presidente. Com sua saída, a 3ª vice-presidente, Cláudia Gomes (PSDB) passa a ser a 2ª vice-presidente e o vereador Bruno Mesquita (PROS), que era o 1º Secretário passa a ser o 3º Vice-presidente, enquanto durar sua licença da Câmara.

Já, o vereador Fábio Rubens (PSB), que era o 2º secretário passa a ser o 1º secretário e a vereadora Kátia Rodrigues (Cidadania), que era a 3ª secretária passa a ser a 2ª secretária. A 1ª vogal, a vereadora Ana Aracapé (PL), agora será a 3ª Secretária. Continuam como vogais, o vereador Luciano Girão (PP) e a vereadora Estrela Barros (Rede), agora como 1º e 2º vogais, respectivamente.

As alterações na composição da direção da Casa Legislativa estão baseadas no artigo 31 do Regimento Interno, que diz o seguinte: nas ausências, nos impedimentos ou nas licenças do Presidente e dos Vice-Presidentes, assumirá a Presidência o Primeiro-secretário, dando-se a substituição deste pelo Segundo ou Terceiro secretário, pela ordem, e destes pelos Suplentes da Mesa Diretora.

Além de Renan, que se licenciou do mandato, outro vereador também foi convocado pelo Prefeito Sarto para compor seu secretariado, trata-se de Wellington Saboia (PMB), que ficará a frente do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon). Já vereadores que estavam na administração municipal retornam aos seus mandatos na Câmara, é o caso de Michel Lins (Cidadania), que estava a frente da Regional III e de Raimundo Filho (PDT) que estava como secretário da Regional XI. Continua na gestão, o vereador Elpídio Nogueira (PDT), atual Secretário de Cultura do município.

A Regional

A Regional VI abrange a chamada Grande Messejana, atualmente com 15 bairros, divididos em cinco territórios, que reúnem os bairros com condições socioeconômicas parecidas, a saber: Território 26: Alto da Balança (12.814 habitantes) e Aerolândia (11.360); Território 27: Jardim das Oliveiras, (29.571); Cidade dos Funcionários (18;256) e Parque Manibura (7.529); Território 28: Parque Iracema (8.409), Cambeba (7.625) e Messejana (41.689); Território 29: José de Alencar (16.003), Curió (7.636), Guajeru ( 6.668) e Lagoa Redonda (27.949) e Território 30: Coaçu (7.188), São Bento (11.964) e Paupina (14.665)

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza