Após matéria do Blog do Edison Silva, vereadora resolveu retirar projeto de tramitação. Foto: Reprodução/Youtube

Após publicação de matéria no Blog do Edison Silva e repercussão negativa local, a vereadora Tia Francisca (PL) resolveu retirar de tramitação o projeto de Indicação de sua autoria que tinha como objetivo obrigar a Prefeitura a contratar artistas do segmento gospel para eventos públicos do Governo Municipal. Em nota publicada em suas redes sociais, a parlamentar se desculpa pelo termo utilizado e diz que sua intenção era de reconhecer o gospel como manifestação cultural, o que já é garantido por Lei.

Vereadora quer obrigar a contratação de atrações do segmento gospel durante eventos da Prefeitura de Fortaleza

“Em nossa ideia original, não visamos obrigar ou ditar que o segmento gospel seja incluído forçadamente nos eventos da cidade, mas reconhecer o gospel também como manifestação cultural, como acontece com as belíssimas apresentações culturais já existentes, apoiadas pela gestão”, diz o texto publicado pela vereadora Tia Francisca.

Conforme publicado no Blog do Edison Silva,  o projeto apresentado obrigava a Prefeitura a contratar atrações musicais do segmento gospel em eventos que contenham música ao vivo, patrocinados pelo Município. Em justificativa da matéria, Tia Francisca afirmava que o texto tinha   por finalidade valorizar as atrações deste setor artístico bem como “a socialização familiar e cristã”.

“Milhares de famílias prestigiam esses eventos, atendendo um público que vive em constante crescimento. Salienta-se que a música gospel já é reconhecida como manifestação cultural para fins de recebimento de benefícias”. Ainda em justificativa, a  matéria reconhecia a música gospel como manifestação cultural e os eventos a ela relacionados, exceto aqueles promovidos por igrejas.

O texto, porém, foi retirado pela autora, segundo ela afirmou. Veja abaixo a nota publicada pela vereadora Tia Francisca:

“Venho de maneira pública reconhecer que erramos em nossa colocação textual no Projeto de Indicação 1300/2022, que fala sobre a inclusão obrigatória de contratação de atrações musicais do segmento gospel nos eventos que contém música ao vivo, patrocinados pelo município de Fortaleza.

Em nossa ideia original, não visamos obrigar ou ditar que o segmento gospel seja incluído forçadamente nos eventos da cidade, mas reconhecer o gospel também como manifestação cultural, como acontece com as belíssimas apresentações culturais já existentes, apoiadas pela gestão.

Nosso objetivo é contribuir com a valorização cultural e regional do segmento gospel, buscando também promover a socialização familiar e cristã em nossa Capital. Incluir não remete a exclusividade, sim a acrescentar à programação.

De maneira nenhuma foi minha intenção ferir nossa constituição ou as demais religiões que são presentes em nossa cidade, que é tão plural e diversa. E há muita beleza nesta mistura da nossa gente, que marca a história e identidade do povo fortalezense.

Entendemos que o Estado é laico e por isto iremos retirar a matéria de pauta, para readequar a proposta da indicação. Este projeto não é uma propositura definitiva, mas uma sugestão ao prefeito, que passa pelas comissões da Câmara Municipal de Fortaleza, podendo ser aprovada, reprovada ou mesmo receber emendas de outros vereadores, que visam melhorar o projeto indicado.

Peço desculpas a todos pelas palavras mal colocadas e também desejo que todos os segmentos possam ir à luta para conquistar seu espaço. Forte abraço a todos!”