Governador Camilo Santana quando foi empossado em cerimônia presidida pelo deputado Zezinho Albuquerque. Foto: Assembleia Legislativa/Divulgação.

Elmano de Freitas (PT), governador eleito, Camilo Santana (PT), senador leitor e Evandro Leitão (PDT), deputado estadual reeleito, segundo alguns, foram pagar promessas em Israel. Para outros, insatisfeitos com o distanciamento de Elmano, foram para fora do País para montarem o novo Governo do Estado do Ceará. Eles estão de volta ao Ceará neste fim de semana,

Elmano ainda não conversou sobre participação de aliados no seu Governo a começar no próximo dia primeiro de janeiro, com  nenhum dos aliados além de Camilo e Evandro Leitão, que embora do PDT é o seu segundo principal aliado. Camilo foi principal fiador de todos os compromissos políticos do novo govenador, inclusive da sucessão dos dirigentes da Assembleia  Legislativa cearense.

Evandro quer ser reeleito presidente da Assembleia. Sofre resistência do próprio PDT, mas figura como o não-petista mais importante no futuro Governo. Ele também foi avalista de alguns acordos políticos para a eleição de Elmano, inclusive com o deputado Zezinho Albuquerque, a principal liderança do PP, presidido no Ceará pelo seu filho, o deputado federal AJ Albuquerque.

Zezinho, no acordo para apoiar a candidatura de Elmano, colocou como um dos pleitos sua eleição para mais uma vez presidir a Assembleia Legislativa ( ele já presidiu o Poder Legislativo em três oportunidades). Ficou acertado, na conversa com Camilo Santana e Elmano de Freitas, na presença de Evandro Leitão, que este seria o presidente da Assembleia nos dois primeiros anos do Governo Elmano e Zezinho nos dois anos seguintes, sendo inicialmente secretário estadual.