Jade Romero salientou que sua vocação é em torno da política e que ama o serviço público. Foto: Reprodução/Instagram.

Na última segunda-feira (7), a vice-governadora eleita, Jade Romero, participou do Conexão Assembleia e comentou sobre a transição do governo, sobre as propostas e sobre as políticas públicas que devem ser fortalecidas no estado do Ceará.

Jade Romero agradeceu aos cearenses pela expressiva votação. ”Gratidão a todos os eleitores. Queremos retribuir todos que nos deram essa grande honra de sermos, eu e o governador eleito Elmano Freitas, escolhidos no primeiro turno”, disse. Ela destacou ainda a grande representatividade para as mulheres em ter uma governadora mulher e, agora, uma vice-governadora.

”Somos a maioria da população, mas a minoria em representação. Queremos ampliar a participação feminina na política. São várias questões que estão no nosso cerne e no dia a dia, e sei da responsabilidade de agora representar todos os cearenses, em especial, as mulheres”, acrescentou.

A mestranda em Administração Pública pela Universidade de Lisboa, que já esteve no comando da Secretaria Municipal da Participação Popular de Fortaleza e da Secretaria Executiva do Esporte do Ceará, explicou que a política faz parte do seu dia a dia desde criança. ”Sempre vi a política como meio de transformar a vida das pessoas. Amo o serviço público e minha vocação é essa, em torno da política”, salientou.

A vice-governadora eleita, que fez a campanha durante sua licença-maternidade, questão lembrada pela jornalista Kéya Diniz, explicou que seu caso foi estudado e a Justiça definiu que uma mulher de licença-maternidade não precisa renunciar a seu direito para se candidatar a um cargo público. ”Qualquer pessoa precisaria pedir afastamento do seu cargo três meses antes para se candidatar. Mas, através do meu caso, a Justiça definiu e agora está regulamentado que a mulher de licença-maternidade não precisa abrir mão do seu direito”, explicou.

Especialista em Políticas Públicas, Jade ressaltou ainda a necessidade de fortalecer ações voltadas para as mães, entre elas, creches nas escolas e a universalização de creches de tempo integral. ”Precisamos buscar meios para apoiar as mães. Apoiar para que as jovens mães possam concluir seus estudos, trabalhar e, ainda assim, dar um ensino de qualidade e segurança alimentar para seus filhos”, defendeu.

Entre os propostas para a nova gestão estão o combate à fome e à insegurança alimentar e a adoção de políticas públicas voltadas para a juventude, emprego e geração de renda, entre outros. ”Estamos fazendo a transição do Governo do Estado, que teve grande aprovação da população, e esperamos dar continuidade ao trabalho de Camilo Santana e Izolda Cela. Teremos a nosso favor um diálogo aberto com o Governo Federal, coisa que o Governo anterior infelizmente não teve, e queremos fortalecer esse projeto”, assinalou.

A deputada estadual Augusta Brito (PT), que esteve no programa, parabenizou Elmano Freitas e Jade Romero e frisou que esse será um governo de diálogo. ”Tenho certeza da boa intenção e do caráter do governador eleito Elmano Freitas e fico muito feliz com a representatividade feminina da Jade Romero. Essa gestão vai fazer diferença com canal aberto ao diálogo”, afirmou.

Fonte:  Assembleia Legislativa do Estado do Ceará