Guimarães cumpre missão política dada por Lula. Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal José Guimarães não está na relação de ministeriáveis, mas será o petista cearense mais importante no Governo Lula a ser iniciado em janeiro próximo. Ele cumpre missões de ordem política. Nesta sexta-feira (4), o noticiário oficial da Câmara dos Deputados dava conta do seu entendimento com o deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, acertando um encontro do presidente Lula com Lira, uma das peças importantes para o projeto de governabilidade do futuro presidente.

Segundo a notícia, “Guimarães encontrou-se na manhã de hoje com Lira e informou que o presidente da Câmara está aberto a discutir as prioridades do novo governo no Legislativo. Para Guimarães, o diálogo com Lira é importante para viabilizar a votação de projetos com promessas de campanha e facilitar novas composições políticas. “As portas do diálogo estão escancaradas, por conta do que o presidente Lula falou de que precisamos pacificar o País”, disse.

Inegavelmente, Guimarães é um dos influentes parlamentares da bancada federal cearense. E dentre os petistas é o que tem mais proximidade com o presidente Lula, como tinha Genuíno Neto, seu irmão, quando plenamente atuava na política, ao lado de José Dirceu e outros. Guimarães não faz a fanfarra de outros petistas cearenses, preferindo operar produtivamente, o que o torna antipático para alguns dos seus correligionários, que, sem dúvida, terão que procurá-lo para ter proximidade também com o Governo Elmano de Freitas, no Ceará.

O Nordeste, espezinhado por alguns por ter contribuído efetivamente para a eleição de Lula, tem quadros que poderão sensibilizar o Governo Federal a pagar a dívida da União com os nossos estados. O Jaques Vagner, o Welington Dias e José Guimarães, devem ser acionados pelas diversas outras lideranças regionais, para forçar o Governo Federal a ter coragem de fazer, nesta Região, os investimentos necessários que permitam o Nordeste a deixar de ser a parte miserável do Brasil.