Gardel Rolim ao lado de outros pedetistas, dentre os quais, Paulo Rolim e Renan Colares, também cotados como membros da próxima Mesa Diretora sob seu comando. Foto: CMFor

Nome escolhido pelo PDT para concorrer a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Gardel Rolim iniciou diálogo com seus pares, e a partir desta semana espera conversar com todos os parlamentares da Casa em busca de construir uma candidatura de consenso. Ele também pretende se reunir com Léo Couto, do PSB, que também se colocou como nome para disputar a vaga deixada por Antônio Henrique (PDT), atual chefe do Poder Legislativo da Capital cearense.

Conforme o Blog do Edison Silva mostrou, um bloco formado por oito vereadores do PMB, Cidadania, PL e PP decidiu que atuará junto e tende a apoiar a candidatura de Gardel Rolim. Segundo informou o coordenador do grupo, Welington Sabóia, a ideia é apoiar o mesmo nome, o que estaria definido ainda nesta semana. Além deles, nove dos dez pedetistas da Câmara fecharam questão em relação ao nome do atual líder do Governo na Casa.

A vereadora Enfermeira Ana Paula, do PDT, pediu mais tempo para decidir como se comportará durante a escolha da nova Mesa Diretora da Casa. Além de Gardel, a sigla pedetista, pelo seu tamanho, ainda indicou Paulo Martins para compor a chapa na vaga de vice-presidente. Renan Colares também foi cotado, mas tende a abrir mão da vaga para um membro de outro partido, o que garantiria uma maior representação partidária na composição do próximo colegiado que comandará os trabalhos da Casa.

Diálogo

Além dos nove nomes do PDT e, provavelmente, os oito do bloco partidário formado por PMB, Cidadania, PL e PP, Gardel teria o apoio de um vereador do PSD, outro do PSB, um do PROS, dois do União Brasil, um do Avante e dois do PSDB, totalizando, a priori, ao menos 25 nomes da Casa.  Léo Couto, por outro lado, afirmou ao Blog do Edison Siva que estaria conversando com membros do PT e PSOL.

“As conversas estão em andamento, mas estou animado e quero conversar com os 42 vereadores da Casa. Vou conversar com todo mundo, até porque temos um tempo de segurança para um diálogo”, informou Gardel Rolim. Um diálogo com Léo Couto também deve ocorrer nos próximos dias, mas a candidatura do pessebista está sendo respeitada pelo pedetista, que se apresenta como favorito na escolha de seus pares.