Gardel Rolim conseguiu atrair o maior número de apoios para a sua postulação à presidência da Casa. Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Fortaleza deve escolher, nesta quinta-feira (01), o nome do novo presidente da Casa Legislativa e os componentes da futura Mesa Diretora. Conforme o Blog do Edison Silva adiantou, a única chapa formada até então para escolha dos vereadores é encabeçada pelo líder do Governo, o vereador Gardel Rolim, do PDT. Quatro mulheres farão parte do colegiado, que não terá membros da bancada de oposição.

De acordo com o chefe do Departamento Legislativo da Casa, Francisco Alcântara de Oliveira, o “Mimi”, a sessão da próxima quinta-feira será exclusiva para a eleição da Mesa Diretora, que deve atuar no comando do Legislativo da Capital cearense no biênio 2023/2024. De acordo com o Regimento Interno, os trabalhos neste dia devem ser iniciados a partir das 9h30, mas devido aos debates comuns na ocasião, a solenidade deve ter início às 10 horas.

No dia marcado para a votação da próxima Mesa Diretora, quando a sessão for aberta, as eventuais chapas na disputa devem ser inscritas Até o momento só existe um colegiado, o encabeçado por Gardel Rolim. A votação deve acontecer de forma nominal, através de chamada feita pelo secretário e seu assistente.

Cada um dos 43 vereadores votantes dirá em quem vota e este voto será anotado pelo secretário-adjunto. Em caso da formação de duas chapas, aquela que tiver o maior número de votos será eleita. A Mesa Diretora da Casa deve tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023, visto que o atual presidente, Antônio Henrique (PDT), deixa o cargo a partir da meia noite do dia 31 de dezembro. Neste dia também assumirão seus mandatos o governador eleito Elmano de Freitas (PT) e sua vice Jade Romero (MDB), além do presidente da República eleito Lula (PT) e seu vice Geraldo Alckmin, do PSB.

Mesa Diretora 

A chapa formada para a escolha dos vereadores de Fortaleza tem Gardel Rolim como candidato a presidente da Casa, além de Paulo Martins (PDT), como vice-presidente e Renan Colares (PDT) na segunda vice-presidência. Cláudia Gomes (PSDB) é a terceira vice. Bruno Mesquita (PROS) o primeiro secretário, Fábio Rubens (PSB) o segundo e Kátia Rodrigues (Cida) a terceira. São vogais: Ana Aracapé (PL), Luciano Girão (PP) e Estrela Barros (Rede).