Nomeação foi publicada nesta quarta (9) no Diário Oficial da União. Foto: Reprodução/Internet

O advogado e professor de Direito André Ramos Tavares foi nomeado nesta quarta-feira (9) para uma das vagas de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na classe dos juristas. A nomeação, feita por meio de decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Tavares assumirá a vaga aberta em decorrência da renúncia de Carlos Mário da Silva Velloso Filho.

André Ramos Tavares é professor titular da cadeira de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica paulista (PUC-SP) e membro titular da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Foi professor visitante da Universidade de Glasgow, Escócia (2019), e da Universidade de Bologna, Itália (2012), nas quais lecionou Direito Constitucional Econômico na graduação e no doutorado. Tavares também foi professor permanente no Doutorado em Direito Público da Universidade de Bari, Itália (2008-2010); visiting foreign professor na Fordham University, Nova Iorque (2008) e visiting research scholar na Cardozo School of Law, Nova Iorque (2007).

É acadêmico imortal da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, da Academia Latino-Americana de Ciências Humanas e da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Já foi diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, de 2010 a 2012, e fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais, tendo sido seu primeiro presidente. Autor de mais de 90 artigos em periódicos, mais de 150 livros, capítulos ou reedições de livros, em 2007, foi agraciado com o Prêmio Jabuti.

Fonte: TSE