O prefeito José Sarto entre o deputado estadual eleito Cláudio Pinho e o presidente estadual do PDT, André Figueiredo. Foto: Divulgação.

Os vereadores e suplentes do PDT de Fortaleza, ontem (5), foram convocados para uma reunião com o prefeito José Sarto e o presidente regional do PDT, deputado federal André Figueiredo.

Eles receberam um apelo para engajarem-se na campanha do ex-presidente Lula, neste segundo turno. Alguns dos vereadores só ouviram os apelos. A Figueiredo foi indagado se ele havia combinado com outras lideranças estaduais do partido sobre a participação dos pedetistas na campanha do Lula.

Certos edis não querem pedir votos para Lula, alegando que esse trabalho fortalece a deputada Luizianne Lins para a próxima disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Catanho, principal articulador de Luizianne em Fortaleza, já havia procurado pedetistas e filiados ao PSD, de Domingos Filho, pedindo empenho deles em favor da campanha de Lula.

Nem todos os vereadores do e suplentes participaram, do encontro. Alguns chegaram atrasados e o presidente da Câmara, Antônio Henrique chegou quando a reunião já havia terminado.

Enquanto isso, alguns pedetistas apoiadores da frustrada candidatura da governadora Izolda Cela à reeleição, dentre eles o deputado Romeu Aldigueri (PDT), que  ficou impedido de fazer campanha para Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Estado, visto que sua sigla defendia o nome de Roberto Cláudio (PDT), estão engajados na preparação do Governo de Elmano de Freitas e em campanha para Lula.

Romeu, ao retornar à Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (06), agradeceu os votos recebidos, que o reconduziram para mais um mandato. Ele destacou que mais importante do que discussões entre lados é manter a qualidade de vida das pessoas que representam. “Nós entramos na vida pública para servir. Entramos por vocação, buscando tampar arestas para que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor”, pontuou.

Segundo ele, a eleição de Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Estado foi fruto de uma campanha propositiva e em defesa da continuidade do projeto político em curso no Ceará desde 2006. “Parabenizo o grande amigo, Elmano Freitas, que procurou manter uma campanha de alto nível, alegre e que foi eleito por quase  55% dos cearenses, continuando o trabalho de Cid, de Camilo e Izolda”.

O pedetista também defendeu a candidatura de Lula à Presidência da República, que segundo disse, “merece ter mais uma chance”. “Estamos todos unidos por um projeto para Lula fazer o Brasil crescer, para que possamos unir as diversidades, para que o nosso povo volte a ter emprego e renda”.

O deputado criticou ainda o presidente Jair Bolsonaro, que teria associado o índice de analfabetismo no Nordeste ao resultado da votação. “Não é admissível que um presidente não saiba dados mínimos. Das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 87 são do Ceará. Tem ano que 70% dos aprovados no Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA) são cearenses”, lamentou.