Lula e Tasso Jereissati, durante encontro em agosto de 2021. Foto: Divulgação

O senador Tasso Jereissati (PSDB), que apoiou a candidatura de Simone Tebet (MDB) no primeiro turno da campanha para presidente da República, decidiu apoiar o nome de Lula, do PT, no segundo turno das eleições deste ano.  De acordo com ele, sua decisão se deu devido seu compromisso histórico com a democracia, “na esperança de que possamos encarar os verdadeiros problemas que afligem a nossa população”.

“Respeitarei a vontade das urnas, como sempre fiz, pois somos livres para decidir, mas é para garantir as liberdades protegidas pela democracia que assim me manifesto neste segundo turno”, afirmou o líder tucano. “Momentos de decisão exigem coragem e posicionamento, sem espaço para hesitações ou omissões. O segundo turno das eleições presidenciais é uma dessas ocasiões”, disse.

“Nas atuais circunstâncias, meu apoio ao candidato Lula é uma resposta ao que vi nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, com o negacionismo, a falta total de compromisso com a vida e com os fundamentos mais básicos da democracia. Por muitas vezes combati duramente o PT nos meus governos. No Congresso Nacional, fui uma das poucas vozes a fiscalizar o governo Lula”, destacou.

Para ele, o momento é de seguir em frente “em busca de estabilidade política, respeito institucional, canais de diálogo com a oposição e com a sociedade, tudo que o atual governo não consegue oferecer”.