Presidente da Assembleia Legislativa, o pedetista Evandro Leitão tem sido um dos principais entusiastas da candidatura de Lula neste segundo turno. Foto: Reprodução/Instagram

Depois de o PDT nacional ter confirmado apoio à candidatura do ex-presidente Lula neste segundo turno, o ingresso do senador Cid Gomes na campanha petista foi o outro fator preponderante na política cearense local. O líder pedetista no Estado defendeu, com firmeza, que seus correligionários façam parte do grupo em prol do nome do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República. Alguns parlamentares ingressaram de vez, em busca de votos. Outros, porém, ainda não  se manifestaram publicamente.

Principal liderança do PDT nacional, o candidato derrotado no primeiro turno Ciro Gomes não entrou na campanha de Lula, apenas divulgou um vídeo afirmando que segue decisão partidária de apoio ao nome do petista. Bem diferente do que tem feito seu irmão, Cid Gomes, e o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, que tem participado de eventos com o ex-presidente.

Apesar de não ter participado de reunião com Cid Gomes, no início desta semana, o presidente estadual do PDT, o deputado federal André Figueiredo, esteve ao lado de Lupi, quando foi confirmado o apoio pedetista ao candidato do PT. Ele também participou de reunião ao lado do prefeito Sarto, quando este reuniu vereadores para traçar medidas em defesa ca candidatura de Lula, ainda na semana passada.

No ato de apoio a Lula, ocorrido no comitê de campanha do governador eleito Elmano de Freitas, Cid Gomes esteve ao lado de outros pedetistas, que estiveram no evento. Acompanharam o senador os deputados Osmar Baquit, Romeu Aldigueri, Salmito Filho, Antônio Granja, Eduardo Bismarck, Jeová Mota, Robério Monteiro, Tin Gomes e Salmito Filho.

O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, já estava alinhado com a candidatura de Lula, tanto que esteve em ato ao lado do ex-presidente, em São Paulo, juntamente com Elmano e com o senador eleito Camilo Santana. Idilvan Alencar também se encontrava inserido na campanha do petista.

O deputado Tin Gomes fez defesa do nome de Lula em suas redes sociais, afirmando ser ele o melhor nome para governar o Brasil, visto o alinhamento que teria com Elmano, Camilo e Cid Gomes. Lia Gomes, irmã de Ciro e Cid, por sua vez, declarou “apoio crítico” ao petista “contra a barbárie que representa uma reeleição de Bolsonaro”.

Líder do PDT na Assembleia Legislativa, o deputado Guilherme Landim afirmou ao Blog do Edison Silva que já está se engajando na campanha de Lula em sua região. O deputado federal Leônidas Cristino também defendeu  no “12+1”, que é a forma como alguns pedetistas, dentre eles o prefeito de Sobral Ivo Gomes,  têm se posicionado ao número do Partido dos Trabalhadores, que é o 13.

Durante sessão ordinária na terça-feira (11), o deputado George Lima, também filiado ao PDT, em seu pronunciamento, se posicionou favorável ao nome de Lula. Alguns pedetistas, porém, ainda não se posicionaram publicamente em defesa da candidatura de Lula neste segundo turno.

Dentre aqueles que foram eleitos ou reeleitos para a próxima Legislatura, ainda não aderiram publicamente à campanha petista os deputados Oriel Filho, Sérgio Aguiar, Mauro Filho, Antônio Henrique, Queiroz Filho e Marcos Sobreira. Ao Blog do Edison Silva, Sérgio Aguiar afirmou que estava aguardando reunião com Elmano, Camilo e Cid Gomes para definir posição e engajamento. Os demais não responderam nossas ligações e mensagens.

 

Pedetistas que já se posicionaram a favor da candidatura de Lula:

Tin Gomes, Lia Gomes, Jeová Mota, Antonio Granja, Ivo Gomes, Osmar Baquit, Romeu Aldigueri, Evandro Leitão, Salmito Filho, Guilherme Landim, Cid Gomes, Sarto, André Figueiredo, Eduardo Bismarck, Idilvan Alencar, Leônidas Cristino, Robério Monteiro, George Lima

 

Pedetistas que ainda não se posicionaram

Oriel Nunes, Sérgio Aguiar, Mauro Filho, Antônio Henrique, Queiroz Filho, Marcos Sobreira,