Foram homenageadas Amanda Veras Cortez, Daniele Castelo Branco Pires de Rebouças, Eloísa Vieira Damasceno de Freitas Gondim, Gislane Ferreira de Oliveira, Luciana Gurgel de Carvalho e Suely Kubrusly. Foto: Reprodução/ Marcos Moura

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi celebrado em sessão solene, na última quarta-feira (26), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE).

A solenidade foi proposta pela deputada Fernanda Pessoa (União Brasil) e pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher da Alece, com subscrição das deputadas Augusta Brito (PT) e Érika Amorim (PSD). A deputada Fernanda Pessoa alertou que, apesar do avanço da ciência na produção de novas drogas eficazes no tratamento contra a doença, o câncer de mama continua sendo o que mais mata mulheres no Brasil.

A parlamentar também apontou como preocupante o alto número de abandono das mulheres pelos companheiros, quando da descoberta da doença e frisou a importância de buscar encurtar o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, a fim de tornar a cura algo possível para cada vez mais mulheres.

A diretora financeira do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) em Fortaleza, Suely Kubrusly, reiterou a importância do diagnóstico precoce para alcançar a cura da doença e comentou sobre as muitas possibilidades de vida com qualidade apesar da doença. ”O câncer hoje se transformou quase numa doença crônica. O importante é batalhar para que todos tenham acesso a essas novas drogas e conscientizar para que todas realizem mamografia e demais exames, para que não recebamos mais pacientes com câncer avançado”, assinalou.

Segundo a diretora do Hospital Municipal João Elísio de Holanda de Maracanaú, Cristiana Oliveira, o combate ao câncer de mama é ainda mais intensificado no mês de outubro, com o aumento da realização de ultrassonografias, mamografias e biópsias. Ela salientou a necessidade de haver cada vez mais mulheres envolvidas nessa campanha e afirmou que a prevenção é a melhor forma de combater a doença.

”Por mais que a sociedade diga que é uma sentença de morte, quando diagnosticada no estágio inicial, a chance de cura chega até 95%”, lembrou a presidente da Associação Deusas da Mama de Maranguape, Dadynha Saturnino. Ela também agradeceu as iniciativas do Parlamento cearense no combate à doença, apontando que lutar pela garantia dos direitos da população é dever de todos os parlamentares.

Representando as mulheres homenageadas, Amanda Veras Cortez chamou atenção para as ações de autocuidado, como a prática de atividade física alinhada a uma alimentação adequada, acentuando que o tratamento deve ser focado não apenas na doença, mas no indivíduo como um todo.

A gestora da Associação Nossa Casa, Daniele Castelo Branco Pires de Rebouças, ressaltou a importância das organizações sem fins lucrativos no combate ao câncer de mama do Ceará e acentuou a importância da criação de políticas públicas voltadas para a área da oncologia.

Foram homenageadas as instituições Américas Amigas, Associação Nossa Casa e Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), além de mulheres atuantes na campanha Outubro Rosa: Amanda Veras Cortez, Daniele Castelo Branco Pires de Rebouças, Eloísa Vieira Damasceno de Freitas Gondim, Gislane Ferreira de Oliveira, Luciana Gurgel de Carvalho e Suely Kubrusly.

Também esteve presente na solenidade o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Ceará (OCB/CE), João Nicélio Nogueira.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará