O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

Após o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, realizadas no último domingo (2), a pesquisa Ipec divulgou ontem (5) as intenções de voto dos brasileiros aos candidatos que disputam 2º turno à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL).

A pesquisa contratada pela TV Globo, reunindo dois mil entrevistados, mostra que o ex-presidente Lula possui 55% dos votos válidos, excluindo os votos brancos e nulos, já o atual presidente Bolsonaro contabiliza 45% dos votos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nos resultados do primeiro turno, o petista conseguiu a liderança entre os candidatos ao Palácio da Alvorada, acumulando 57.259.504 dos sufrágios, o que representou 48,43%. O chefe do Executivo Nacional obteve 51.072.345 dos votos, ou seja 43,20%. 

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.