Prefeito Sarto entre os organizadores da Conferência, prefeita de Santa Coloma de Gramenet Núria Parlon Gil e Luis Rodríguez Zapatero, ex- presidente do Governo da Espanha.Foto: Reprodução/ Twitter

Na manhã da última terça-feira, 18 de Outubro, o prefeito do município de Fortaleza, José Sarto (PDT), publicou por meio de suas redes sociais registros de sua ida à Barcelona, na Espanha, como convidado da Conferência Inaugural da 6ª Cumbre Ibero-Americana de Agendas Locais de Gênero.

A Cumbre tem o propósito de construir novos modelos de cidades, partindo de uma visão de justiça e igualdade de gênero como premissa para o desenvolvimento local.

A conferência inaugural contou com a participação da prefeita de Santa Coloma de Gramenet (Barcelona, Espanha), Núria Parlon Gil, e do ex-presidente do Governo da Espanha (exercício de 2004 a 2011), José Luis Rodríguez Zapatero. O debate foi moderado pela vice-presidente da União Ibero-Americana de Municipalistas para América do Sul, Marilia Isfer Ravanello.

”Dando início aos compromissos em Barcelona, assisti hoje à Conferência Inaugural da 6ª Cumbre Ibero-Americana de Agendas Locais de Gênero. Estou aqui a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), num grande evento que reúne gestores da América Latina e da Espanha”, disse Sarto em seu primeiro registro no evento.

Em outras publicações Sarto destacou que a conferência tem sido muito rica, com excelentes discussões e propostas sustentáveis para a construção de cidades mais inclusivas e com políticas que influenciem a autonomia das mulheres.

Na manhã desta quarta-feira (19), o Chefe do Executivo municipal comandou uma palestra com o tema ”A mobilidade humana das mulheres nos municípios ibero-americanos” juntamente com outros representantes, no qual ele retratou sobre o aplicativo Nina, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, que visa combater o assédio dentro dos transportes públicos da Capital cearense em uma rede ampla de comunicação. Sarto também agradeceu o convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF): ”Estou participando da 6ª Cumbre Ibero-Americana de Agendas Locais de Gênero. Vou apresentar a experiência de Fortaleza com a ferramenta Nina, que denuncia assédio sexual no transporte público”.

Confira o vídeo: