Encontro foi o primeiro conduzido pelo atual corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. Foto: Reprodução

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (15), a primeira reunião com corregedores eleitorais de todo o Brasil e representantes dos órgãos regionais sob a condução do atual corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.

No evento, que aconteceu de forma híbrida, o ministro destacou a importância dos juízes eleitorais nas diversas regiões do país para a garantia da fiscalização e da regularização dos serviços relacionados ao pleito deste ano.

Na pauta da reunião, entre outros temas, a atuação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em conformidade com a norma que prevê a proibição do porte de armas na seção eleitoral e do uso do aparelho celular na cabine de votação.

A medida foi aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alterando trechos da Resolução nº 23.669/2021, que trata dos atos gerais das Eleições 2022.

Segundo Benedito Gonçalves, o trabalho da Corregedoria-Geral, juntamente com os órgãos regionais, vai ”garantir uma eleição tranquila”. Além disso, conforme ressaltou o ministro, as sugestões apresentadas pelos corregedores na reunião que ocorreu ontem (15) servirão para aprimorar decisões que norteiam o processo eleitoral.

Estiveram presentes na sede do TSE integrantes das corregedorias dos TREs do Acre, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio de JaneiroRio Grande do Sul, São Paulo e Piauí. Os demais representantes regionais acompanharam o encontro de forma virtual.

A CGE

A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) é a unidade do TSE responsável pela fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o país e pela orientação de procedimentos e rotinas a serem observados pelas corregedorias eleitorais em cada unidade da Federação e pelos cartórios eleitorais. É a unidade responsável pela gestão do cadastro eleitoral, que tutela os dados biográficos e biométricos nele inseridos, e pelo gerenciamento dos serviços que envolvem esses dados.

Fonte: TSE