Os seis candidatos ao Governo do Ceará: Capitão Wagner, Chico Malta, Elmano de Freitas, Roberto Cláudio, Serley Leal, Zé Batista. Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará registrou, na manhã deste sábado (10), o pedido de candidatura do postulante Roberto Cláudio, do PDT, o último que faltava ser divulgado pela Justiça Eleitoral. Com isso, todos os seis nomes que foram colocados na disputa deste ano no Estado estão aptos para continuarem suas campanhas.

Além do pedetista, também foram deferidas as candidaturas de Elmano de Freitas (PT), Capitão Wagner (UB), Chico Malta (PCB), Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP). Somente os três primeiros nomes conseguiram atrair para suas postulações outras siglas aliadas, formando coligações robustas que lhes garantiram um tempo considerável de propaganda eleitoral no rádio e televisão.

Capitão Wagner, um dos primeiros nomes aptos para a disputa, segundo a Justiça Eleitoral, registrou como aliados os partidos Podemos, Avante, PL, Republicanos, PTB, PROS e União Brasil. Elmano de Freitas, por sua vez, tem em sua coligação as federações Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV e Federação PSOL e Rede, além das siglas PP, MDB, PRTB e Solidariedade.

O candidato Roberto Cláudio atraiu para seu arco de aliança os partidos PMN, Patriota, Agir, PMB, PDT, PSD, PSB, PSC e DC. O postulante até tentou estar ao lado da Federação formada por PSDB e Cidadania, mas por decisão da Justiça, foi mantida a ata que definiu a neutralidade do grupo quanto às candidaturas ao Executivo Estadual.

De acordo com o portal Divulgacandcontas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cinco candidatos a vice-governador já tiveram seus pedidos de candidatos deferidos (Jade Romero, Francisco Bita Tapeba, Raimundo Matos, Nauri Araújo, Reginaldo), faltando apenas Domingos Filho (PSD), candidato na chapa liderada por Roberto Cláudio.