Diversos planos de ação são realizados com o apoio de diversas áreas do Tribunal e, por vezes, em parceria com entidades representativas de pessoas com deficiência, como aplicação do lema “Nada sobre nós sem nós”, que reforça as causas da acessibilidade e da inclusão. Foto: Reprodução/TRE-CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI) com apoio da Ouvidoria Regional Eleitoral, dá seguimento à Semana de Divulgação do Voto Acessível. O projeto, que se estende até a próxima sexta-feira (16), é parte do plano de ação Sensibilização, Capacitação e Difusão do Conhecimento sobre Acessibilidade e Inclusão, coordenado pela Seção de Capacitação (Secap) do TRE.

Na última terça-feira (13), a equipe do TRE foi ao Instituto Cearense de Educação dos Surdos (ICES), onde foram disponibilizadas duas urnas eletrônicas.

Estudantes e corpo funcional do instituto puderam conhecer o novo modelo da urna eletrônica e os recursos de acessibilidade, praticando o exercício do voto. A chefe de Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais, Viviane Mazulo, e o servidor da Ouvidoria, Renato Vilanova, acompanharam o treinamento, e explicaram o passo a passo do processo de votação.

Para a presidente do Conselho Escolar do ICES, professora com deficiência auditiva, Germana Lima, a iniciativa é muito importante. “Me dá muita satisfação saber que os surdos vão ter acessibilidade, não vão estar mais limitados, vão ter comunicação no dia da eleição”. O aluno Alexsandro da Silva reitera: “Estou bastante satisfeito com essa nova modalidade de acessibilidade na hora da votação. Eu acredito que vai ficar bem mais fácil pra gente ver os sinais dos candidatos e, assim, fazer a votação.”

A chefe do Cartório Eleitoral da 117ª Zona Eleitoral, em Fortaleza, Andréa Porto, também considera o projeto de “altíssima relevância. A zona levou urnas para divulgação em dois locais, no Cuca Mondubim e na EEFM Julia Alves Pessoa. Para a servidora, é uma oportunidade de “aproximar e incluir os eleitores com algum tipo de deficiência, com a finalidade de aproximá-los da urna eletrônica para que, no dia da eleição, possam ter autonomia no exercício do voto”.

Nesta quinta-feira (15), a Semana segue as atividades na Sociedade de Assistência aos Cegos / Instituto Hélio Góes (SAC/IHG), das 9h às 14h. As duas sedes do TRE-CE, no Centro e no Luciano Cavalcante, seguem disponibilizando urnas eletrônicas até a sexta-feira, 16/9, no mesmo horário.

Interior

Em Viçosa do Ceará, a Semana de Divulgação do Voto Acessível ocorre no Fórum do Tribunal de Justiça do município. O evento acontece desde do dia 12 até a próxima sexta-feira dia 16, de 8h as 14h. No município de Itapajé, a ação foi promovida pelo Cartório Eleitoral da 41ª ZE. O evento ocorreu na última terça-feira (13), de 9 as 16h, na Secretaria de Educação.

O Cartório Eleitoral da 48ªZE, que abrange Nova Russas e Ararendá, também está promovendo, durante toda a semana, a divulgação do voto acessível, por meio da disponibilização de urnas de treinamento para a prática do voto. Comparecem ao Cartório não apenas eleitores(as) com deficiência, mas também outras pessoas interessadas. Na última quarta-feira (14), o Cartório recebeu a visita de um grupo de pessoas surdas e contou com a colaboração da intérprete de libras Maria Geovanir de Mesquita Silva, que se dispôs a promover o diálogo inclusivo.

Acessibilidade

O TRE do Ceará mantém o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral do Ceará, regulamentado pela Resolução TRE-CE nº 659/2017 e conduzido pela CPCAI. Diversos planos de ação são realizados com o apoio de diversas áreas do Tribunal e, por vezes, em parceria com entidades representativas de pessoas com deficiência, como aplicação do lema “Nada sobre nós sem nós”, que reforça as causas da acessibilidade e da inclusão.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral