Declaração foi feita durante live realizada pelo presidente da República em suas redes sociais. Foto: Reprodução/Facebook

Em live realizada na noite de quarta-feira (21), o presidente da República, Jair Bolsonaro, defendeu a candidatura de Capitão Wagner (UB) ao Governo do Ceará. O chefe do Executivo federal chegou a dizer que torcia para que o postulante ganhasse já no primeiro turno da campanha eleitoral no Estado.

Desde o início da campanha no rádio e televisão, porém, Capitão Wagner tem buscado se desvencilhar de qualquer alinhamento com Jair Bolsonaro, visto a rejeição que o presidente tem junto ao eleitorado cearense. Reiteradas vezes, inclusive, em debates Wagner tem destacado que, caso eleito, terá uma boa relação com qualquer um dos candidatos eleitos à Presidência da República.

O partido de Capitão Wagner, o União Brasil, tem uma candidata à presidente na disputa, no caso a senadora Soraya Tronicke. E o União Brasil já garantiu quase R$ 10 milhões para a campanha de Wagner, e o PL, mesmo estando participando da chapa majoritária de Wagner não lhe deu nenhuma ajuda financeira. No entanto, boa parte do eleitorado do candidato ao Governo do Estado está alinhado com as pautas de Jair Bolsonaro. Os próprios partidos aliados de Wagner, em sua maioria, também defendem Bolsonaro.

O PL, partido do presidente, inclusive, indicou o nome do vice na chapa de Capitão Wagner, no caso o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos. Elmano de Freitas, por sua vez, tem surfado na popularidade do ex-presidente Lula, utilizando imagens do petista em toda a sua campanha.

Já Roberto Cláudio também tem defendido a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, ainda que o líder pedetista apareça na terceira colocação em todas as pesquisas mostradas no Ceará, atrás de Lula e Jair Bolsonaro.