Segundo a petição, diversas caravanas de apoiadores chegaram a Brasília.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral para que o presidente Jair Bolsonaro e o Partido Liberal (PL) provem que não utilizaram verba do Fundo Partidário para financiar a ida de apoiadores e eleitores aos atos marcados para Brasília e Rio de Janeiro nesta quarta-feira (7/9).

O partido defende que o candidato à reeleição “desvirtuou totalmente a finalidade da comemoração para fins eleitorais, especificamente porque vai aproveitar o momento para entoar o coro já conhecido contra as instituições brasileiras e contra o Estado democrático de Direito”.

A petição afirma que “os veículos de comunicação noticiam a chegada de diversas caravanas provenientes de todas as regiões do país a Brasília”, sendo patrocinadas por empresários e movimentos de direita. “Evidentemente que nem todas essas pessoas apoiam o senhor Jair Messias Bolsonaro de modo incondicional a ponto de viajar por vários quilômetros com o cerne único e inabalável de ‘lutar por liberdade'”, diz o documento.

O partido ainda argumenta que “há farta introjeção de aportes financeiros de grande monta nos eventos referentes à comemoração do dia 7 de setembro, especificamente em razão de que está-se no decorrer do pleito eleitoral e as pautas postas nas comemorações em tela estão ligadas umbilicalmente à plataforma de campanha do senhor Jair Messias Bolsonaro”.

Assim, o PDT pede que a Justiça Eleitoral investigue se houve utilização do dinheiro da campanha do presidente e se, de forma indireta, há participação de pessoas jurídicas na estruturação desses atos.

Do site Conjur