No pleito deste ano, Capitão Wagner foi quem menos gastou com impulsionamento. Roberto Cláudio o que mais utilizou esse tipo de publicidade. Foto: Reprodução/Instagram

O candidato ao Governo do Estado Roberto Cláudio (PDT) foi quem mais gastou com impulsionamento de conteúdo na Internet, através do Google, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na plataforma Divulgacandcontas. Os três principais postulantes na disputa eleitoral deste ano já investiram neste tipo de divulgação de sua campanha algo em torno de R$ 3,3 milhões.

Em uma disputa eleitoral reduzida, com impossibilidade de visita a todos os 184 municípios cearenses, os candidatos têm buscado as redes sociais e Internet para divulgarem suas propostas e alcançar o maior número de eleitores possíveis, através desse tipo de ferramenta de comunicação. No pleito de dois anos atrás, na disputa para a Prefeitura de Fortaleza, os gastos totais dos candidatos deste tipo de publicidade foram de R$ 1,7 milhão.

Na ocasião, Capitão Wagner (UB) foi quem mais fez uso das ferramentas em 2020. No entanto, no pleito deste ano, até o momento, ele é quem menos fez gastos com o impulsionamento na Internet. Segundo divulgado por sua campanha, foram gastos R$ 163 mil com o Google e R$ 43 mil com o Facebook.

Roberto Cláudio, por sua vez, chegou a gastar mais de R$ 1,9 milhão somente com despesa com o impulsionamento de conteúdos através da empresa Google, sendo esse seu maior gasto registrado até aqui. O petista Elmano de Freitas registrou gastos totais de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 917 mil com o Google, sua maior despesa, e R$ 375 mil para o Facebook.