Acordo foi firmado com alguns partidos depois de 21 dias de campanha política nas ruas. Foto: ALCE

Passados 21 dias desde o início da campanha eleitoral nas ruas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará firmou acordo com representantes de 18 partidos políticos no Estado contra a disseminação de notícias falsas, as chamadas “fake news”, no pleito deste ano. O termo de adesão foi assinado, na manhã desta terça-feira (06), na Assembleia Legislativa, e contou com as participações do presidente da Casa, o deputado Evandro Leitão (PDT), e do presidente do Comitê de Enfrentamento à Desinformação do TRE, Rommel Moreira Conrado.

A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Casa Legislativa, e contou com a presença de membros do Republicanos, Rede, Novo, Pros, PT, Agir, PSB, Podemos, PDT, PSD, PCB, PSC, PV, PP, PCdoB, União Brasil, PTB e Patriota. De acordo com o representante do TRE, o objetivo do acordo de cooperação visa a redução dos efeitos da disseminação de informações falsas que atentem contra a democracia e à imagem institucional da Justiça Eleitoral.

“Quando assumimos o dever de enfrentar a desinformação, juntamente com o TRE-CE, estamos reunindo forças pela garantia da lisura do pleito. Esta é uma luta cada vez mais essencial, em tempos de fortes mobilizações nas redes sociais, onde certamente ganhamos possibilidades positivas, mas também sofremos com o aumento do fluxo de notícias falsas, deturpações e ataques caluniosos”, disse Evandro Leitão.

De acordo com Rommel Moreira Conrado, os partidos, com este ato, os partidos se comprometem a colaborar com a  Justiça Eleitoral, esclarecendo sobre características dos procedimentos e do funcionamento do processo de votação, “utilizando-se de informação confiável e de qualidade, com a divulgação massiva de informações oficiais sobre as eleições e a Justiça Eleitoral. Os partidos se comprometem não só em relação aos seus quadros partidários, mas em relação à população em geral, esclarecendo como funciona o processo eletrônico de votação; fiscalizar esse processo eletrônico e divulgar informações confiáveis”.