Foi destacado o papel do voluntariado para a execução dos trabalhos eleitorais. Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) já começou a etapa de treinamentos dos(as) convocados(as) para trabalhar nas Eleições 2022. No último sábado (27), mesários e mesárias da 117ª Zona Eleitoral (ZE), em Fortaleza, participaram de capacitação no Centro de Humanidades I da Universidade Federal do Ceará (UFC). O treinamento da ZE se estendeu até ontem (28). Foram treinados(as), neste fim de semana, cerca de 600 mesários(as).

Na abertura da capacitação, o juiz eleitoral da 117ª Zona, Cláudio Augusto Marques de Sales, salientou a importância da atuação dos(as) convocados(as) nas eleições. “Apesar do acirramento do pleito, tenho certeza de que vocês realizarão a função da melhor forma possível”, declarou.

Na ocasião, o juiz também destacou o papel do voluntariado para a execução dos trabalhos eleitorais. “Essa é uma questão que a Justiça Eleitoral sempre destaca, e nós podemos passar essa ideia para mais pessoas”.

Mesários e mesárias recebem orientações legais e instruções gerais sobre o funcionamento das seções. Além disso, participam de treinamento prático com urnas eletrônicas. Além das turmas presenciais, os treinamentos de mesários(as) contam com turmas por EAD, pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo Mesários, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo.

Treinamento de auxiliares

Neste sábado, a 117ª ZE capacitou ainda 58 delegados(as) de prédio, dentre os quais 37 assumem também a função de coordenador(a) de acessibilidade. Os(as) delegados(as) são responsáveis pelo recebimento e guarda das urnas eletrônicas nos locais de votação e ainda são responsáveis por esses mesmos locais durante todo o dia da eleição. Já a função de coordenador(a) de acessibilidade requer que o(a) convocado(a) esteja a postos para orientar e auxiliar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que compareçam aos locais.

No Centro Universitário Unifametro, neste final de semana, a 82ª Zona Eleitoral, de Fortaleza, treina cerca de 140 auxiliares de eleição e coordenadores(as) de acessibilidade.

As Zonas da capital 1, 94 e 118 também capacitam auxiliares e coordenadores(as) no último final de semana de agosto. No sábado (27), o treinamento da 118ª ZE aconteceu no Banco do Nordeste, no bairro Passaré, sendo dirigido a 161 auxiliares, dentre os quais 37 são coordenadores de acessibilidade. Na Escola Dona Hilza Diogo de Oliveira, bairro Vila Velha, a 94ª Zona treina aproximadamente 240 auxiliares de eleição neste final de semana. Já a 1ª Zona realiza a capacitação no domingo, 28, na Faculdade Farias Brito, destinada aos auxiliares.

Fonte: TRE-CE