Carlos Felipe apontou que o processo de pagamento já deveria ser iniciado na gestão da governadora Izolda Cela. Foto: ALCE

Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (31), o deputado Carlos Felipe (PCdoB) cobrou o pagamento dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) aos professores da rede pública de educação. O parlamentar defendeu que os candidatos ao Governo do Estado se comprometam no pagamento do benefício, que gira em torno de R$ 2,7 bilhões.

Segundo disse, a ação é aguardada há anos pelos funcionários públicos da Educação, que nas últimas semanas fizeram cobranças à governadora Izolda Cela. Alguns municípios cearenses já fizeram o pagamento, enquanto que outros não. Em Fortaleza, o prefeito Sarto encaminhou matéria para a Câmara Municipal, que iniciou tramitação na manhã desta quarta-feira.

“É importante que não só os novos governantes assumam esse compromisso, como a atual governadora, antes mesmo de uma nova posse, inicie esse processo de pagamento, pois é justo pelo trabalho que esses professores realizaram ao longo da vida”, defendeu. Conforme apontou, o desempenho da educação do Ceará a nível nacional, reconhecido pelos avanços e conquistas, muito deve a valorização dos professores.

“O Ceará tem o melhor plano de cargo e carreira do Brasil, e isso reflete para sermos um dos melhores em educação do País. Além disso, essa conquista se deve ao fato de termos ótimos professores, que devem ser valorizados também com o pagamento dos precatórios”.

Para Felipe, somente através de uma ação efetiva na educação é possível melhorar a vida das pessoas, diminuir a criminalidade e a insegurança. Segundo Carlos Felipe, o Ceará avançou muito no ensino fundamental, mas é necessário evoluir ainda mais e “transformar o Ceará no melhor ensino médio do País”.