O candidato Felipe D’ávila visitou ontem (23) o Impa, na oportunidade defendeu medidas para aperfeiçoamento da educação brasileira. Foto: Reprodução/Facebook

O candidato à Presidência da República pelo PROS, Pablo Marçal, reafirmou na última terça-feira (23) que pretende zerar os impostos de alimentos. Em visita à cidade de Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo, o candidato ressaltou ainda que os mais pobres são os que mais pagam impostos.

”Quem mais paga imposto são os pobres. O governo tem o poder de baixar os impostos. A gente quer zerar o máximo possível de itens alimentícios que as pessoas mais pobres colocam em casa”, disse Marçal em conversa com moradores da cidade.

Já a candidata à Presidência da República pelo PCB, Sofia Manzano, defendeu também ontem (23) a implementação de políticas públicas para mulheres. Entre outras ações, a candidata disse que pretende legalizar o aborto, “com a garantia de atendimento na rede pública de saúde, e aumento da licença maternidade”.

A presidenciável afirmou também que irá implementar políticas que possibilitem a emancipação da mulher dos trabalhos domésticos e a redução da jornada de trabalho. As propostas foram publicadas pela candidata em suas redes sociais.

A candidata à Presidência da República pelo União Brasil, Soraya Thronicke, pediu na última terça (23) que os eleitores verifiquem se são verdadeiras as informações prestadas pelos demais candidatos nas entrevistas, debates e palanques. De acordo com ela, o eleitorado precisa estar “vacinado” contra as informações falsas para evitar que seja iludido.

”Bom dia para você que, como eu, está vacinado contra a mentira. Se você ainda não está, sugiro que tome a primeira dose: cheque tudo o que os candidatos estão dizendo por aí nas entrevistas, nos debates e nos palanques. Não permita que te enganem novamente”, escreveu em suas redes sociais.

O candidato à Presidência pelo Partido Novo, Felipe D’Avila, cumpriu agenda no Rio de Janeiro nesta terça-feira (23). Ele foi recebido pelo diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, que apresentou as iniciativas da instituição para a disseminação da matemática por meio de eventos que incentivem a popularização da cultura científica na sociedade brasileira. ”O Impa é um grande exemplo de Brasil que dá certo, porque produzir conhecimento de ponta no Brasil com todas as dificuldades que se tem num país que vem cortando verbas em pesquisa e desenvolvimento é realmente um grande ato de heroísmo das pessoas que conseguem fazer uma instituição de excelência como o Impa”, disse o presidenciável.

O candidato destacou que vai levar algumas características do Impa para seu plano de governo caso seja eleito. ”Ideias de como uma instituição pública deve funcionar a serviço da excelência e do conhecimento, os estímulos que precisamos criar para incentivar os professores de matemática no Brasil a descobrir os talentos na Olimpíada da Matemática, a questão da remuneração de professores e bolsistas para que possam se dedicar à busca da excelência por meio da matemática”, elencou.

À tarde, D’Avila conheceu iniciativas da organização não governamental SER Alzira Aleluia, no morro do Vidigal. Com o lema Servir, Educar e Recomeçar (SER), a ONG atua na promoção de cidadania através da formação profissional, educacional, esportiva, artística e cultural. Um projeto de reforço escolar para moradores da favela é desenvolvido por voluntários do Partido Novo em parceria com a organização.

Nas redes sociais, o candidato também se manifestou hoje em favor de uma reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) que melhore o acesso a todas as etapas do atendimento. Ele destacou o papel do setor privado. “Até 59% dos atendimentos de alta complexidade acontecem em hospitais filantrópicos. Precisamos corrigir os modelos de remuneração, baseados em tabela defasada, que estão afastando acesso a bons atendimentos pro cidadão”, escreveu.

Fonte: Agência Brasil