O presidente da Aprece, Dr Júnior, prefeito de Chorozinho, ao lado do ex-governador Camilo Santana. Foto: Reprodução/Instagram

Nas últimas horas, conforme publicações feitas em suas redes sociais, alguns prefeitos cearenses decidiram desfiliarem-se do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que lançou Roberto Cláudio como candidato ao Governo do Estado, para apoiar Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores (PT). Os gestores municipais chegam a citar, em suas cartas de desfiliação, praticamente idênticas, o apoio que receberam do ex-governador Camilo Santana e o respeito pelo mandato da governadora Izolda Cela, e que por isso resolveram se alinhar com a candidatura petista.

Um desses prefeitos foi  Dr. Júnior, de Chorozinho, que é o atual presidente da Associação dos Municípios do Ceará, a Aprece. Segundo ele, a decisão pela desfiliação do PDT se deu para engajar na campanha de Camilo Santana para o Senado e Elmano de Freitas para o Governo do Estado. “Faço isso por dever de gratidão por tudo que o ex-governador Camilo fez pelo meu município Chorozinho e por todo o Ceará, e pelo respeito que tenho à governadora Izolda, que tinha toda a legitimidade para ser a candidata do partido à reeleição. Acredito num Ceará cada vez mais forte e unido, e vou trabalhar muito por isso”, disse.

Nezinho Farias, prefeito de Horizonte, foi outro que seguiu os mesmos passos de Dr. Júnior. “Comunico minha desfiliação do PDT, partido onde fiz bons e grandes amigos. Encerro esse ciclo com a sensação de dever cumprido”, disse o agora ex-pedetista. Ele também citou o respeito pela governadora Izolda Cela como um dos motivos para ter tomado sua decisão e vai seguir na campanha de Elmano e Camilo.

Nezinho já estava praticamente fora do PDT. Antes do encerramento do prazo de filiações partidárias, 2 de abril passado, ele filiou a mulher, Jô Farias ao PT para ser candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa cearense, tendo, por isso, perdido o comando do diretório municipal do PDT.

Ligado à deputada Augusta Brito (PT), o prefeito de São Benedito, Saul Maciel, também sinalizou que deixará os quadros do partido para participar das campanhas de Camilo e Elmano. “Entendo que o diálogo, a união e a convergência de propósitos devem estar acima dos desejos pessoais e individuais para o pleno exercício da democracia”, destacou.

Ainda de acordo com o prefeito, sua decisão foi tomada após conversa com as lideranças do Município. “Decidimos, em comum acordo e com o sentimento de gratidão, ao lado de nosso líder Gadyel Gonçalves, apoiar e trabalhar pela reeleição de nossa deputada estadual Augusta Brito, por nosso futuro senador Camilo Santana , futuro Governador Elmano Freitas e Lula presidente”, concluiu.

Os prefeitos de Jaguaribara, Juju, e Moraújo, Carlos Áquila, também anunciaram na tarde desta quinta-feira que resolveram deixar o PDT. Os dois destacaram que vão apoiar Camilo para o Senado e Elmano de Freitas para o Governo do Estado, e também salientam a parceria com o ex-governador, que segundo disseram, ajudou a melhorar seus municípios.