Evandro Leitão durante a presidência da sessão ordinária desta sexta-feira (15). Foto: ALCE

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão, apresentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (15), o balanço de atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo no primeiro semestre de 2022. Durante seu pronunciamento, o chefe do Poder Legislativo defendeu que os parlamentares tenham respeito e humildade com o contraditório durante o período eleitoral que se avizinha.

“Tenho muito orgulho e alegria em compor esse Parlamento. Ciente de que tudo na vida passa, reafirmo o nosso dever em sermos intensos enquanto estivermos aqui, dando a resposta para os anseios da sociedade, pois é o que ela espera de nós. Vamos entrar no período eleitoral e tudo o que peço é humildade para que o respeito prevaleça. Aceitar o contraditório, as diferenças, ver e ouvir a sociedade. Somos lideres e precisamos dar exemplo”, afirmou.

Deputados presentes, e aqueles que se encontravam acompanhando a sessão pelo meio virtual, destacaram as ações realizadas na Casa Legislativa durante a gestão de Evandro Leitão, alguns chegaram a dizer que ele foi o melhor gestor da Assembleia Legislativa nos últimos anos. Durante o pronunciamento do parlamentar, chamou a atenção a declaração do deputado Elmano de Freitas (PT), que entrou de licença nesta sexta-feira (15).

O petista destacou a postura “sincera e humilde” de Evandro Leitão, ressaltando que o pedetista tem coordenado tensões e divergências na Casa, como do grupo petista que defende o direito de reeleição da governadora Izolda Cela. “Vossa excelência é o mesmo Evandro de quando era líder, com humildade e um coração bom”, disse Elmano.

Em seu pronunciamento,  Evandro anunciou também a posse, no próximo dia 26 de julho, dos 100 novos servidores aprovados no concurso da Assembleia, a implantação do Laboratório de Inovação da Assembleia e o lançamento da Cartilha de Orientação para gestores públicos no período eleitoral.

O parlamentar ressaltou que desde o momento em que assumiu a presidência da Casa, teve como principal missão aproximar a população do Poder Legislativo. “Nossa missão não é só legislar e fiscalizar, mas ouvir as demandas da sociedade e dar o devido retorno nas mais diversas frentes e serviços. E hoje utilizo esta tribuna justamente para prestar contas exatamente do que realizamos nos mais diversos setores dessa Casa”, afirmou.

Sessões

De acordo com Evandro Leitão, foram realizadas 38 sessões solenes, 29 audiências públicas, 42 sessões ordinárias e 538 projetos apresentados, dos quais 413 aprovados. Pelas comissões técnicas, foram dados 249 pareceres em mensagens, 264 para projetos de lei e 656 projetos de indicação. Além disso, foram digitalizados 2.312 documentos da Casa, 880 execuções de processos e 1281 ações da Consultoria Técnica Legislativa.