A deputada lembrou casos recentes de violência contra crianças e mulheres. Foto: ALCE

Durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira (14), a deputada Érika Amorim (PSD) emocionou-se ao lembrar dos recorrentes casos de abuso sexual e estupro contra mulheres, crianças e adolescentes no Brasil. A parlamentar chegou a interromper sua fala por um momento e  enalteceu a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 32 anos no último dia 13 de julho.

Ela lembrou que foi autora do projeto de indicação que sugeria a criação do Centro Integrado da Criança e do Adolescente, proposta acatada pelo Governo do Estado, e que se tornou a Casa da Criança e do Adolescente, inaugurada este mês pela governadora Izolda Cela. O centro concentra uma rede de atendimento e de proteção para crianças e adolescentes que foram vítimas ou testemunhas de violência grave.

“As nossa meninas e meninos são sujeitos de direito, todos somos. E temos que ter o direito de dizer não. Infelizmente os covardes que dopam uma mulher e fazem o que fizeram, não deram o direito de ela dizer não. E aqueles que abusam das nossas meninas e meninos, abusam da inocência das crianças que muitas vezes, não sabem dizer não”, disse Amorim.

Segundo ela, ficam notificações de gravidez precoce, “mazelas na alma de meninas e meninos”. Além de histórias interrompidas para o futuro e os adultos têm o dever de agir e estabelecer mais condições de proteção par as crianças. “De dizer que estamos aqui por vocês. Ao perceber as crianças com comportamento diferente, desestimulada para de brincar, estudar, de comer, precisamos entender que algo está acontecendo e precisamos buscar ajuda. Precisamos nos mobilizar para isso.”

“São várias as mobilizações no sentido de conhecer, divulgar e efetivar os direitos da criança e do adolescente, mas nunca devemos deixar de ter em vista o cenário atual e as projeções para o futuro, para que o trabalho que já vem sendo feito possa ser ampliado e aperfeiçoado” – (Érika Amorim)

Érika Amorim informou que, conforme um levantamento inédito divulgado recentemente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 135,7 mil crianças de zero a 13 anos sofreram violência sexual no Brasil em 2021. Ela alertou que esse número ainda não condiz com a realidade, se forem consideradas as subnotificações.

Veja o momento da emoção da deputada do PSD: