A Faculdade de Direito da USP é responsável pela publicação da carta. Foto: Reprodução

A “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito“, manifesto organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em apoio à democracia e ao sistema eleitoral em vigor no país, já acumulou 60 mil assinaturas até a manhã da última quarta-feira (27), de acordo com o Poder360. O documento foi divulgado apenas um dia antes, momento em que contava com cerca de 3 mil subscritos.

O texto recupera a importância da Carta aos Brasileiros original, lida em agosto de 1977 por Goffredo Carlos da Silva Telles. À época, o evento foi considerado um grande marco de oposição à então vigente ditadura civil-militar no Brasil.

No manifesto, menciona-se que o país passa por um “momento de imenso perigo para a normalidade democrática”, em que “ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira.”

A carta estabelece-se como documento suprapartidário, expressando que seus signatários são capazes de “deixar de lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática”.

Entre os subscritos, estão os banqueiros Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, o economista Arminio Fraga, o padre Júlio Lancelotti e artistas como Arnaldo Antunes e Chico Buarque.

Para assinar o manifesto, basta preencher um formulário publicado pela Faculdade de Direito da USP. Segundo o Poder360, houve quase 400 tentativas de ataque hacker ao site da faculdade, motivo pelo qual a segurança do portal teve de ser reforçada.

Fonte: ConJur