Domingos Filho, presidente estadual do PSD, em um dos encontros do partido no Interior do Ceará

Nesta segunda-feira (11), o presidente estadual do PSD no Ceará, Domingos Filho, em resposta a indagações de prefeitos correligionários, publicou uma carta recomendando-os a não manifestarem opinião a favor de qualquer dos filiados do PDT que disputam a indicação de candidato do partido ao Governo do Estado. Ele começa a correspondência denunciando que Nelson Martins, o Assessor Especial de Relações Institucionais do Governo do Ceará, está ligando e enviando mensagens para os prefeitos “pedindo declarações públicas de apoio a Governadora Isolda (Izolda) Cela para reeleição e à candidatura do Ex-governador Camilo Santana para o Senado”. Isto é abuso de Poder Político

Nelson Martins é a pessoa que faz a ligação do gabinete do Governo com os políticos de todos os 184 municípios do Estado, notadamente na parte referente aos pleitos de interesse político (nomeações) ou administrativos (liberação de recursos ou obras). Nada relacionado a essas questões é liberado pelo gabinete do governador sem o seu conhecimento ou encaminhamento. É, portanto, o assessor do Executivo estadual mais procurado pelos políticos que precisam da ajuda governamental para satisfação dos seus projetos políticos. E por essa razão, sem dúvida, que tem sido usado para uma prática política, também por ele indesejada.

Domingos Filho não é um político de estar fazendo denúncias contra adversários, e muito menos a aliados (excedeu-se em único momento, quando tomaram-lhe o Tribunal de Contas dos Municípios – TCM). O Ministério Público Eleitoral não pode deixar de instaurar um procedimento para apuração da grave denúncia. Nelson nega ter praticado o crime, mas são evidentes os elementos que comprovam a afirmação do presidente estadual do PSD. E nem Izolda, nem Camilo precisam desse tipo de apoio, primário e ineficiente. Muitos dos que conhecem o Nelson Martins, provavelmente estão lamentando tal situação. Ele foi um dos melhores deputados estaduais que já passaram pela Assembleia, tanto como oposição quanto como governista. O seu comportamento ético, enquanto deputado, era inquestionado.

O PSD, nas últimas horas, tem-se mostrado o principal aliado do PDT, nocauteado por ações de outros parceiros e até de filiados seus estimulados pelo ex-governador Camilo Santana, tentando interferir no seu processo de escolha do candidato a governador. Antes de acusar o assessor Nelson Martins de cobrar posicionamento de prefeitos em defesa de Izolda e de Camilo, o PSD fez com que dois dos seus deputados, Fernando Hugo e Lucílvio Girão, fossem a público desmentir que tivessem assinado uma manifestação junto com quase três dezenas de deputados em favor da governadora. Os dois deputados gravaram vídeos, no domingo (10) desmentido que tenham assinado qualquer documento, ao tempo que reconheciam ser a escolha do candidato uma questão interna do PDT.

E de fato o é. Ninguém interferirá na escolha que provavelmente já está feita. Poderia até não, mas a primariedade dos que defendem a postulação da governadora Izolda Cela está sendo tamanho que a prejudicou no processo. Em vez de persuasão buscaram o caminho da pressão. A alegação de ela ter o direito de disputar a reeleição é pequeno, pois são inúmeros os filiados do partido que têm o mesmo direito. As qualidades dela são bem maiores que o direito de postular.

Ademais, como dissemos no comentário anterior, os adversários e inimigos de quem decide no PDT, por questão de bom senso, não deveriam estar aparecendo como defensores da candidatura da governadora, pois antes que seus movimentos sejam entendidos como verdadeiros, são considerados hostis ao partido dela, o dono da legenda.

Assista ao comentário do jornalista Edison Silva: