”A Prefeitura poderá realizar campanhas de limpeza de praia e fica autorizada abrir editais para seleção de projetos de educação ambiental e de ações práticas de limpeza que busquem sensibilizar a nossa população para a importância de manter as praias limpas”, destacou o autor do projeto. Foto: Reprodução/ André Lima

Na Câmara Municipal de Fortaleza está em tramitação o Indicativo Nº 834/21, de autoria do vereador Gabriel Aguiar (Psol), que cria a “Lei Praia na Limpeza” onde propõe a instalação de lixeiras e bituqueiras nas faixas de areias das zonas de praia de Fortaleza.

Segundo o projeto, as lixeiras serão padronizadas e confeccionadas com material resistente, possuindo divisão para lixos recicláveis e não recicláveis.

Serão instaladas com espaçamento máximo de 150 metros entre os equipamentos e com capacidades de 120 e 50 litros. Ainda serão distribuídas conforme o fluxo de pessoas no local.

O projeto ainda prevê que o Executivo possa implementar a Semana Municipal de Limpeza da Praia, nos dia 6 a 12 de junho, com a realização de ações especiais de limpeza da praia e educação ambiental através de campanhas publicitárias para estimular o engajamento e conscientização da população.

Gabriel destacou a importância do projeto para tentar combater a problemática de resíduos e sujeira nas praias de Fortaleza através da instalação de lixeiras e campanhas de conscientização. ”Nossas grandes áreas de aterro de praia não têm a quantidade necessária ou não possuem lixeira alguma”, disse.

O vereador ainda ressaltou outras contribuições importantes do projeto. ”Com a instituição da Semana Municipal de Limpeza da Praia, a Prefeitura poderá realizar campanhas de limpeza de praia e fica autorizada abrir editais para seleção de projetos de educação ambiental, publicidade, comunicação e de ações práticas de limpeza que busquem sensibilizar a nossa população para a importância de manter as praias limpas não só para as atividades turísticas como para preservação dos ecossistemas marinhos”, pontuou.

O trâmite da matéria legislativa encontra-se na Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Fortaleza aguardando apreciação do relator.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza