Evandro, de preto, chegou acompanhado da governadora Izolda Cela, no evento de quarta-feira. Foto: Reprodução.

No feriado de Corpus Christi, ocorrido nesta quinta-feira (16), o Ceará foi tomado pela manifestação do deputado Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, contra a posição de Carlos Lupi, presidente nacional da agremiação, em favor da postulação de Roberto Cláudio a ser o candidato a governador do grupo governista.

Evandro tem seu nome cogitado como concorrente ao posto de candidato ao Executivo cearense, juntamente com o deputado federal Mauro Filho e a governadora Izolda Cela. De acordo com o jornalista Edison Silva, o presidente da ALECE quer garantir sua reeleição como deputado e, em 2023, concorrer para mais um mandato na presidência da Casa Legislativa.

A nota de Evandro contra a postura de Carlos Lupi foi dura. Alguns outros deputados emprestaram solidariedade a ele. Lupi respondeu e também foi duro. O presidente da Assembleia não foi à tréplica e falou em defender a unidade da agremiação. Lupi, de fato, foi ostensivo e demonstrou seu distanciamento do deputado estadual, principalmente por passar, praticamente, uma manhã toda na Câmara Municipal de Fortaleza, sem visitar a Assembleia Legislativa. 

Há quem diga que o presidente nacional do PDT está informado do alinhamento de Evandro Leitão com o ex-governador Camilo Santana (PT), que, ultimamente, tem trazido alguns dissabores ao comando petista.

Ainda sobre os pedetistas, Ciro Gomes insistiu, nas entrevistas concedidas sobre a sucessão estadual, que está acordado, faz algum tempo, que o candidato do PDT ao Governo do Estado será escolhido com base em pesquisas de opinião a serem realizadas pelo grêmio, em julho. 

Ele não disse, em nenhuma oportunidade, com quem essa questão está acordada, mas pode levar a inferir que a conversa tenha sido definida com Camilo, quando acertou sua saída do Executivo cearense para disputar, em outubro, uma vaga de senador. 

O petista pode ter acreditado que, por ser próximo dos irmãos Ferreira Gomes, sua vice, Izolda Cela, seria a indicada do grupo governista para o Palácio da Abolição. Ele menosprezou o pragmatismo que Cid e Ciro encaram seus interesses políticos, esquecendo, inclusive, como ele próprio foi escolhido candidato a governador, em 2014. Camilo Santana tem uma proximidade maior com o senador Cid Gomes. Em encontros recentes deles dois, não tem se conversado a respeito da sucessão estadual. O petista não tem amigos no PDT que falem tudo com os irmãos, talvez, por isso, sua conversa com o prefeito José Sarto (PDT) tenha sido para saber dos humores dos irmãos Cid e Ciro. Na análise do jornalista Edison Silva, o ex-governador terá que trabalhar para recuperar espaços no grupo governista.

As eleições de 2022 preocupam o comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também relacionado à segurança dos seus ministros, que somam sete. Por isso, a Corte Eleitoral está contratando um reforço de segurança. Normalmente, a Polícia Federal faz a segurança dos ministros, que são integrantes das cortes superiores, mas têm dois ministros que pertencem à classe dos juristas e estes não têm segurança ostensiva. Este tema foi tratado pelo Estadão de hoje. Edson Fachin, presidente do TSE, falou, junto à imprensa, da importância das eleições e do ambiente democrático.

Evandro Leitão, ao ter evitado responder a acusação do presidente do PDT, de que ele chegou atrasado ao evento pedetista na Capital, e por ter ficado por pouco tempo, deve ser sido advertido de que o deputado não tem garantia de legenda para disputar um novo mandato

A legenda é do partido e este pode negar a qualquer filiado. Agora mesmo, em São Paulo, o Partido Liberal (PL), tirou o número com o qual o deputado federal Tiririca (SP) tem disputado pelo grêmio, para dar a Eduardo Bolsonaro (SP), filho de Jair Bolsonaro. O número do humorista na urna era 2222

O ex-presidente Lula (PT) percorre o Nordeste, embora sem fazer campanha de forma oficial, pois esta só pode acontecer, apenas, após as convenções partidárias e pedido de registro junto ao TSE. Além de consolidar alianças, com parte dos caciques do MDB nordestino, a partir do senador Renan Calheiros (AL), ele quer retomar a paternidade da transposição de águas do Rio São Francisco para vários estados do Nordeste, inclusive no Ceará, visto que Bolsonaro andou fazendo algumas inaugurações no curso da obra e passou a ser um dos principais construtores da obra. Na propaganda oficial do Governo Federal, a transposição de águas aparece como uma obra do governo Bolsonaro.

Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador de SP, indicado a ser o candidato a vice na chapa de Lula, o acompanha na viagem do petista ao Nordeste. No feriado de Corpus Christi, falou, embora não tenha sido bem recebido em um dos eventos, que Lula “vai salvar a democracia”.

Cumprindo o calendário eleitoral, o TSE anunciou, na última quarta-feira (15), os valores oficiais do Fundo Eleitoral para todos os partidos que terão candidatos nas eleições deste ano e confirmaram o interesse em receber esta cota. Vai ser liberado um montante de, aproximadamente, R$ 5 bilhões. A divisão dos recursos é, basicamente, apoiada no número de deputados eleitos no pleito anterior.

O Novo não receberá sua parte e o MDB receberá menos em 2022, comparado ao que recebeu em 2018, quando a sigla não conseguiu eleger o mesmo número de deputados que tinha até a eleição daquele ano. 

A gasolina e outros combustíveis subiram seus preços novamente. Bolsonaro, em suas transmissões ao vivo, tratou dos preços dos combustíveis ao falar do projeto aprovado pela Câmara e Senado, reduzindo a alíquota do ICMS cobrado pelos estados na venda dos combustíveis. Só que o presidente não contava com o aumento de hoje.

O Tribunal de Justiça do Ceará recebeu uma nova desembargadora: Vanja Fontenele, representante do Ministério Público, onde foi procuradora de Justiça. Ela foi saudada pela presidente do TJCE, Nailde Pinheiro, e outros desembargadores.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta sexta-feira (17/06):