Reunião foi convocada por Evandro Leitão, pivô de discussão pública com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Foto: Divulgação

O encontro regional do PDT, ocorrido na semana passada em Fortaleza, e que buscava mostrar uma legenda forte e coesa, pelo contrário, escancarou de vez o quadro de disputa interna dentro da sigla, em que grupos se digladiavam em defesa de dois dos quatro nomes colocados como pré-candidatos pedetistas. Após o mal-estar causado durante o encontro, inclusive, com trocas de farpas entre o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, a bancada da sigla na Assembleia Legislativa se reuniu e chegou à conclusão que o melhor é manter a unidade, independente do escolhido.

A reunião, convocada por Evandro Leitão, durou boa parte da tarde e noite da terça-feira passada e contou com as presenças de 13 membros do partido na Casa Legislativa. É notório o desejo de parte do partido pelo nome do ex-prefeito e ex-presidente da Assembleia Legislativa Roberto Cláudio. No entanto, há aqueles que preferem a candidatura de Izolda Cela à reeleição, o que também é do interesse de partidos aliados como PT e MDB.

Evandro Leitão, inclusive, tem demonstrado publicamente que está disposto a apoiar o nome de Izolda Cela, o que já fez durante evento do Governo do Estado, em abril passado. Na semana passada, durante encontro do PDT, ele chegou ao evento com a governadora e, segundo criticou Carlos Lupi, foi “desrespeitoso” por “chegar atrasado, ficar meia hora e ir embora”. O dirigente respondia a uma mensagem do chefe do Poder Legislativo Estadual em que ele criticava posicionamento de Lupi, claramente, em apoio ao nome de Roberto Cláudio.

Projeto

Em nota, a bancada do PDT defendeu “total e irrestrito apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República” e reafirmaram que “o candidato ou candidata do PDT que disputará as próximas eleições ao Governo do Estado contará com apoio de todos os deputados estaduais”. “A bancada reforça a unidade e o compromisso em torno do atual projeto que está em curso no Ceará. Este projeto tem feito o Estado avançar em todas as áreas, melhorando assim a qualidade de vida de toda a população cearense”.

Participaram da reunião os deputados Antônio Granja, Bruno Pedrosa, Evandro Leitão, Guilherme Landim, Jeová Mota, Marcos Sobreira, Oriel Nunes, Osmar Baquit, Queiroz Filho, Romeu Aldigueri, Salmito Filho, Sérgio Aguiar e Tin Gomes.