Tia Francisca é a autora do projeto de lei. Foto: André Lima/CMFor.

De autoria da vereadora Tia Francisca (PL), o projeto de Lei 158/2022 quer incluir o Dia do Influenciador Digital no Calendário Oficial de Eventos de Fortaleza a ser comemorado no dia 7 de abril. A data coincide com o surgimento da internet no ano de 1969.

Segundo a liberal, a data é uma forma de valorizar e reconhecer o papel do influenciador digital, profissional responsável por comunicar, educar e influenciar o público em diversos segmentos socioeconômicos e culturais.

No sentido de valorizar esses trabalhadores que esta lei é proposta, pois Fortaleza é um importante polo deste setor da economia digital, tendo já sido ofertados diversos cursos de capacitação em nosso município, além de possuir até mesmo agência especializada em influenciadores digitais, responsáveis por movimentar a economia local em áreas como a gastronomia, lazer, entre outras“, justifica.

Ela cita que a indústria dos influenciadores digitais, até o ano de 2020, já movimentou cerca de US$ 10 bilhões, sendo uma profissão moderna e amplamente difundida na sociedade fortalezense.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 266 influenciadores são responsáveis por impactar mais de 70 milhões de pessoas com educação financeira, por exemplo.

A matéria encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa aguardando a designação de um relator.