Lula discursou em São Paulo. Foto: Divulgação/YouTube.

O programa O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense começou, nesta segunda-feira (02), destacando o Dia do Trabalho, comemorado no domingo (1°/05). Na data falou-se menos das pautas dos trabalhadores e mais de política, sucessão presidencial, com grande mobilização de pessoas em praticamente todos os estados do Brasil com destaque aos eventos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, com protestos e apoios aos pretensos candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

Nos grupos bolsonaristas, houve críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e exaltação ao deputado Daniel Silveira (PTB/RJ), recentemente condenado pela Suprema Corte a uma pena de prisão de oito anos e nove meses, multa pecuniária e cassação do mandato.

Lula esteve, rapidamente, na mobilização de seus apoiadores em Brasília e para São Paulo enviou uma mensagem de vídeo. No evento em São Paulo anunciou que começará a trabalhar como pré-candidato à presidência da República, a partir do próximo dia 7, quando o PT o lançará como candidato, tendo como vice, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB).

Ciro Gomes (PDT) teve uma programação mais diretamente ligada ao seu partido e à memória de Getúlio Vargas, o presidente da República que criou as primeiras proteções, garantias e direitos dos trabalhadores brasileiros. O PDT aproveitou o 1° de maio para comemorar o centenário de nascimento de Leonel Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Ciro aproveitou a data e falou sobre antigas lideranças nacionais da agremiação. Ele também comentou de sua atuação política no Ceará.

O jornal O Globo, em sua edição de domingo (01), fez uma longa matéria sobre as Emendas de Relator do Orçamento, onde mostra que o município de Tauá/CE foi um dos maiores agraciados, destacando que as emendas foram criada quando o deputado federal Domingos Neto (PSD/CE) era o relator do Orçamento Federal de 2020. Ele é filho da atual prefeita tauaense, Patrícia AguiarNa época, o Blog do Edison Silva fez um comentário dizendo da importância de Domingos na liberação de recursos no ano seguinte, pois impositiva, e o relator do Orçamento é a peça fundamental para essa liberação.

Roberto Cláudio (PDT), ex-prefeito de Fortaleza, está iniciando um novo giro pelo interior do estado, em plena campanha para sair candidato a governador pela base governista, agora na Região da Ibiapaba, Zona Norte do Estado. Recentemente, ele esteve no Cariri, pelos municípios de Crato e Juazeiro do Norte e outros, além da Região Centro-Sul. Na semana passada, Roberto suspendeu seus contatos políticos, para comemorar o aniversário do senador Cid Gomes (PDT), fora do Brasil.

Como já foi dito neste programa, que Lula no encontro nacional do PSB, ocorrido na última quinta-feira (28), havia dito publicamente sua frustração pela ausência da ex-ministra Marina Silva no evento socialista, que reuniu lideranças de outros partidos, inclusive da Rede Sustentabilidade no qual Marina é filiada. Ela, no último domingo (1°/05), respondeu ao petista, entre outras coisas, da sua surpresa pela reação de Lula.

Antes dos eventos de domingo (01), onde eram esperados protestos de bolsonaristas contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ele falou a respeito da liberdade de expressão, diferenciando-a da liberdade de agressão.

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como uma forma de resposta ao presidente Bolsonaro, quando disse que queria as Forças Armadas acompanhando a apuração das urnas nas eleições deste ano, ressaltou a colaboração já existente entre as Forças e a Justiça Eleitoral.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta segunda-feira (02/05):