O parlamentar comunista destacou que a maioria dos crimes violentos acontece por conta do tráfico de drogas. Foto: ALECE.

Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) defendeu maiores investimentos por parte do Poder Executivo na área de Segurança Pública, destacando que existem regiões do Estado que têm sofrido mais com a violência.

Segundo ele, o aumento da criminalidade tem relação direta com o narcotráfico, cuja responsabilidade maior de combate é da União.

O parlamentar destacou que a maioria dos crimes violentos acontece por conta do tráfico de drogas e citou que, no município de Crateús, uma escola foi fechada por conta de ameaças. “Além de escolas de tempo integral e programas que incentivem os jovens, devemos permanecer buscando a redução das mortes, ameaças e crimes no Estado através de políticas públicas e fortalecimento do corpo de policiais”, assinalou.

“Sei que ações intensas têm sido implementadas, mas a gente tem que cobrar. A responsabilidade maior do narcotráfico é da União, porque o Ceará não produz cocaína, não produz maconha. A União precisa atuar de forma mais firme no que diz respeito ao narcotráfico, que foi uma das bandeiras desse Governo. Esse Governo deixa toda a responsabilidade em cima do Estado”, apontou.

Ele enalteceu a importância da convocação de mais mil policiais feita pela governadora Izolda Cela, mas afirmou que mais deve ser feito.

Além da atuação da polícia e investimentos em escolas em tempo integral é preciso fomentar o primeiro emprego dos jovens. “Não adianta só a repressão, precisamos fazer políticas que permitam que os jovens tenham acesso ao primeiro emprego”, disse.

Ainda segundo o parlamentar, o Ceará precisa apresentar políticas de forma múltipla, que possam atacar a miséria, a falta de renda e de justiça. “Temos que trabalhar as multifacetas do crime para oferecer uma ambiência de segurança no Ceará, como éramos no passado”, disse. Apesar das cobranças, Carlos Felipe destacou que a governadora Izolda Cela tem tido compromisso com a Educação e com o Estado.