Ronaldo Martins já foi vereador de Caucaia/CE, além de deputado estadual e federal. Foto: Gustavo Machado/Blog do Edison Silva.

O vereador de Fortaleza, Ronaldo Martins, que também preside o Republicanos no Ceará, em entrevista ao Blog do Edison Silva, disse que sua sigla tentará eleger quatro deputados estaduais e três deputados federais nas eleições de outubro próximo.

Ele é pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal e almeja conquistar, sozinho, mais de 200 mil votos, número que garantiria sua eleição, sem necessitar de outros postulantes para chegar a esse número.

Vamos fazer o que fiz para vereador em Fortaleza, fazer o quociente eleitoral sozinho“, afirmou.

Mesmo assim, mantém esperança nos outros nomes que irão concorrer à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal. “A nossa chapa está boa. Temos bons nomes e, na convenção partidária de julho, estaremos finalizando a escolha destes candidatos“, pontuou.

No pleito de 2018, Martins tentou reeleição para deputado federal. Mesmo com 101.089 votos, não conseguiu.

Posicionamento

Eleito vereador de Fortaleza em 2020, como oposição, Ronaldo Martins desconversou sobre a situação política do Republicanos no Estado. 

O edil afirmou que manteve conversas com o prefeito José Sarto (PDT), “em busca do melhor para o povo”, num movimento de volta ao arco de alianças governistas. Mesmo assim, como já noticiado pelo Blog do Edison Silva, ele deverá apoiar o candidato do Governo para o Palácio da Abolição.

Antes com críticas à Prefeitura de Fortaleza, hoje Ronaldo pouco discursa na Câmara e, até o momento, vota em matérias favoráveis ao Executivo municipal.

Em nenhum momento Martins citou o nome do deputado federal Capitão Wagner, que apoiou para a Prefeitura de Fortaleza há dois anos. Ele foi um dos incentivadores da filiação de Dayany Bittencourt, esposa de Wagner, ao Republicanos em 2021. Porém, durante o período da “janela partidária”, ela se filiou ao União Brasil, agremiação comandada no Ceará pelo marido e pré-candidato ao Governo do Ceará. Questionado sobre isto, o vereador desejou sorte nos novos caminhos escolhidos por Dayany.

Atualmente, o Republicanos tem dois deputados estaduais: Apóstolo Luiz Henrique e David Durand. Perdeu André Fernandes que, agora, faz parte dos quadros do Partido Liberal (PL). Nacionalmente o grêmio é um dos aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Veja a entrevista com o vereador Ronaldo: