Martins, em 2016, no segundo turno das eleições municipais de Fortaleza, apoiou o candidato Roberto Cláudio (PDT). Foto: Divulgação.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense desta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, falou da reunião virtual promovida na terça-feira (15) pela Procuradoria Geral do Estado com representantes da área jurídica dos municípios cearenses do Ipu, Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Poranga, Ibiapina, Ipueiras, Ubajara, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Crateús, Carnaubal e Ipaporanga.

Estas áreas são diretamente ameaçadas de perda de território em razão da ação ordinária proposta pelo Governo do Piauí, reivindicando pedaços das áreas dessas localidades sob a bde o Ceará ter invadido o seu território na expansão de todos esses municípios.

Na semana passada tratamos deste assunto: a Ação do Governo do Piauí reivindicando parte do território cearense, quando, mais uma vez chamamos a atenção das autoridades cearenses para essa ação que tramita no Supremo Tribunal Federal, há mais de 10 anos.

A procuradora Geral do Estado, Camily Cruz, conduziu a reunião que também teve a participação da chefe de representação da Procuradoria do Estado, em Brasília, procuradora Lidiana Rocha. Reação um pouco tardia, mas que ainda pode trazer algum resultado positivo.

O noticioso tratou também do encontro público entre Ciro Gomes (PDT) e Tasso Jereissati, para dizer que eles relembraram momentos do início da carreira político-partidária dos dois no Ceará. A conversa deles foi na terça, 15 de fevereiro, durante a “live” do pré-candidato do PDT ao Planalto. Eles sempre tiveram uma relação muito estreita – criador e criatura. O senador Tasso Jereissati (PSDB) relembrou o início da carreira, quando participava do CIC – Centro Industrial do Ceará, que reunia empresários cearenses.

O grupo, não satisfeito com a situação do Ceará, resolveu lançar candidato a governador para acabar com a oligarquia dos coronéis (Adauto Bezerra, Cesar Cals e Virgílio Távora), que reinava na época, e Tasso foi o escolhido. Nesse período começou a relação entre Tasso e Ciro, que se fortaleceria com o tempo. Tasso Jereissati foi eleito em 1986 para governador e reeleito mais duas vezes, depois foi para o Senado. Nesse encontro de ontem (15) ficou claro que o senador votará novamente em Ciro Gomes.

O vereador de Fortaleza, Ronaldo Martins, principal liderança do Republicanos no Ceará, está acertado com o grupo governista estadual. A oposição, onde ele estava, já está ciente disso, conforme declarações do deputado federal Capitão Wagner, dadas ao Blog do Edison Silva, e comentada no programa. Nas últimas horas as negociações avançaram ainda mais, o que leva a crer que está acertada essa aliança.

Na abertura do Memorial às Vítimas da Covid-19 no Brasil, ontem, 15 de fevereiro, no Senado Federal, o senador Renan Calheiros (MDB/AL), que foi o relator da CPI da Pandemia, assim como o senhor Randolfe Rodrigues (REDE/AP), voltaram a criticar a posição do Procurador Geral da República, Augusto Aras, por ainda não ter promovido nenhuma ação criminal das sugeridas pelo relatório da CPI.

Ontem mesmo, o procurador Augusto Aras falou sobre o relatório em uma longa entrevista concedida à CNN Brasil. Ele foi muito enfático e negou algumas das afirmações dos senadores quanto à entrega de documento. O procurador afirmou que o relatório foi recebido em 25 de novembro, com 1.200 páginas, mas que a CPI não entregou as provas, mas informações desconexas, e que ainda aguarda as provas.

O presidente Jair Bolsonaro teve um encontro nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Bolsonaro está em visita oficial ao país desde ontem. Ele falou em Português e foi traduzido para o Alemão. Disse que estava feliz e honrado com o convite, que é solidário à Russia, e falou em colaboração em várias áreas, como defesa, petróleo, gás e agricultura. O presidente brasileiro também ressaltou que os dois países podem crescer muito na relação bilateral.

Por fim, o noticiário radiofônico destacou a coluna “Painel”, da Folha de S.Paulo, onde o senador Eduardo Girão (Podemos/CE), entra no radar de adversários políticos de Sergio Moro. O cearense é um dos entusiastas da campanha presidencial do ex-ministro da Justiça e, recentemente, foi autor do requerimento de uma audiência pública no Senado contra passaporte sanitário e, segundo a nota, com a presença de médicos propagadores de desinformação sobre vacinas e a Covid-19.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta quarta-feira (16/02):