Ciro Gomes é o presidenciável do PDT. Foto: Divulgação.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense, começou nesta terça-feira (19), destacando a tomada de um novo depoimento pela CPI das Associações de Militares na Assembleia Legislativa do Ceará.

Os deputados ouviram o Sargento Rêmulo Silva, ex-diretor financeiro da Associação dos Profissionais de Segurança (APS). Antes do encerramento do depoimento de Rêmulo, apareceu um outro ex-diretor da APS, Elton Régis do Nascimento, pedindo para antecipar a sua oitiva por estar sofrendo pressão. Os deputados da CPI, porém, resolveram ouvi-lo.

Esta associação, a APS, parece ser a associação mais importante nas investigações, talvez pelo fato do seu primeiro presidente ter sido o deputado federal Capitão Wagner (União), a quem parece ser alcançado nos trabalhos do colegiado. Antes do depoimento de hoje, já foram ouvidos o atual presidente da APS, Cleyber Araújo, e o ex-presidente Sargento Reginauro, hoje, vereador de Fortaleza. A CPI quer concluir seus trabalhos até meados do mês de julho.

Os presidentes do PCdoB, PT e PV pediram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro da primeira Federação de Partidos, neste momento, na política brasileira. A ideia de Federação foi criada, em 2021, para dar oportunidade aos pequenos partidos de aliarem-se a outras agremiações, maiores ou de igual porte, com oportunidade de vencerem as cláusulas de barreira, que exigem um número de votos conquistados por cada partido na eleição de deputados federais, para continuarem atuando normalmente no Parlamento do Brasil, depois do fim das coligações proporcionais. A Federação, de fato, não deixa de ser uma coligação, “um pouco mais sofisticada” por suas exigências.

Ciro Gomes esteve na segunda-feira (18) em Brasília/DF no evento de lançamento da pré-candidatura da senadora Leila Barros ao governo do Distrito Federal. Antes da ocasião, o cearense gravou um vídeo onde fala das qualidades da senadora, destacando as suas raízes cearenses.

Aliás, Leila terá como um dos concorrentes um outro senador distrital, que tem raízes no Ceará: José Antônio Machado Reguffe. Ele é neto do ex-deputado federal e ex-ministro Expedito Machado e sobrinho do ex-senador Sérgio Machado. Ciro não fez referência ao nome de Reguffe, mas o trouxemos para dar mais um detalhes na disputa pelo governo do Distrito Federal.

A propósito do pedetista, o jornal O Globo destaca, nesta terça-feira (19), a possibilidade do PDT participar das negociações com o Cidadania, MDB, PSDB e União Brasil, acerca da possibilidade de uma candidatura única dessas agremiações a disputar a presidência da República. Ciro e Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, já haviam participado de uma conversa sobre o tema com dirigentes do União, no nome do deputado federal Luciano Bivar e do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), na manhã desta terça-feira, na solenidade comemorativa aos 374 anos do Exército Brasileiro, depois do envolvimento desta Força em vários momentos da vida pública do Brasil, inclusive sobre o Golpe Militar de 1964, voltou a falar na lisura das eleições deste ano.

No fim da tarde de segunda-feira (18), houve um longo encontro entre o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

Falamos neste espaço, na segunda-feira (18), da nota técnica da Controladoria Geral da União (CGU), que deu margem a duas notas publicadas na coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, tratando de questionamentos acerca de gastos da saúde, durante o primeiro pico da Covid-19, feitos pelo ISGH, organização social que cuida de hospitais no Ceará. O Governo do Ceará, ainda na última segunda, publicou uma nota a título de resposta ao noticiado por Jardim.

A sede do ISGH, onde são armazenados os medicamentos dos hospitais cuidados por ele, sofreu um incêndio no fim da noite de segunda (18) para madrugada desta terça-feira.

Está confirmado o encontro desta quarta-feira (20) do ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, com empresários e políticos cearenses ligados ao PSDB, no início da noite, em um dos auditórios da Assembleia Legislativa do Ceará. 

A respeito do tema, o Blog do Edison Silva fez um comentário sobre essa visita ao Ceará e a outros estados e, segundo o apresentador do noticiário, é um trabalho negativo para a imagem do próprio Eduardo Leite e dos tucanos que o apoiam nesta caminhada de tirar João Doria da disputa presidencial, mesmo o paulista tendo vencido as prévias internas no partido, inclusive com participação de Leite.

O ex-governador do RS, agora, quer ser vice da senadora Simone Tebet (MDB/MS), com as bênçãos de grande parte da “velha guarda” do PSDB, em articulação para negar legenda a Doria, na convenção nacional da sigla, em julho. Simone está otimista em ser a escolhida pelo União Brasil, PSDB e o Cidadania a ser o nome único dessas legendas. Ela só quer ser candidata à presidente da República.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta terça-feira (19/04):