Governadora Izolda Cela (PDT) faz seu primeiro discurso no cargo. Foto: Blog do Edison Silva.

Em solenidade realizada na Assembleia Legislativa, no fim da tarde deste sábado (02), a professora Izolda Cela (PDT) tomou posse como a primeira mulher governadora do Estado do Ceará.

A gestora pretende dar continuidade às ações implantadas pelo seu antecessor, o agora ex-governador Camilo Santana (PT) e aprimorar políticas em defesa das minorias e setores mais vulneráveis da sociedade, como anunciou durante pronunciamento e em entrevista coletiva à imprensa.

O evento que celebrou o início do mandato de Izolda Cela contou com as presenças de autoridades, inclusive a chefe do Poder Judiciário, desembargadora Nailde Pinheiro, além diversas personalidades da política do Estado, dentre os quais, presidentes partidários e líderes políticos, como o ex-governador e pretenso candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT). Prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais também compareceram à solenidade.

Izolda chegou à sede do Poder Legislativo ao lado do marido, o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda, e após ser recepcionada pelo presidente da Casa, o deputado Evandro Leitão (PDT), foi encaminhada ao Plenário 13 de Maio, onde prestou juramento ao assumir o cargo de governadora. Ela atuará à frente do Poder Executivo até o dia 31 de dezembro de 2022, e está entre os nomes da sigla pedetista como pré-candidata ao Governo do Estado pela base governista.

Veja o discurso de saudação do presidente da Assembleia Legislativa:

Em seu pronunciamento, a governadora destacou o apoio recebido pela Assembleia Legislativa ao longo dos  últimos sete anos e três meses da gestão e a importância da continuação dessa parceria. De acordo com a governadora, sua missão agora é trabalhar para superar desafios e continuar avançando em busca de um Ceará desenvolvido com inclusão social e respeito às pessoas.

“Sou a primeira mulher a ocupar esse honroso lugar de chefe do Executivo estadual. A primeira governadora do Estado do Ceará. Por óbvio isso fala por si, sobre o desafio histórico da trajetória da mulher na ocupação de espaços sociais de liderança, especialmente na política. Não tenho dúvidas que eu me sinto extremamente convocada para juntos a todos e todas, vamos precisar de todo mundo, para vencer e superar os desafios, aquilo que ainda afeta tão fortemente a vida de mulher, a condição da mulher por ser mulher” – (Izolda Cela)

Veja trecho do discurso da governadora:

“Reafirmo com esta Casa o compromisso de manter o respeito, com sinceridade, e abertura para críticas que são justas e necessárias para melhorar a vida do querido povo do Ceará. Reconheço e reafirmo a vital importância do Legislativo, primando sempre pelo equilíbrio do nosso Estado. É imprescindível o trabalho dessa Casa Legislativa”, disse.

Ainda no discurso, Izolda citou o ex-governador Ciro Gomes, a quem destacou “a história e coragem para lutar pelo Brasil” e Camilo Santana a quem chamou de “querido governador”.

“Neste momento quero fazer um agradecimento especial e o faço em nome do povo cearense. Quero agradecer ao querido governador Camilo Santana, pelo líder exemplar em um cenário nacional turbulento, carente de lideranças, alheio às necessidades do povo brasileiro. Nós temos aqui no Ceará um exemplo de homem íntegro, de notável espírito público, que dedicou sua competência e força de trabalho para honrar a confiança do povo cearense. Tenho muita honra de ter estado ao seu lado nessa jornada. E sigo firme procurando sempre me firmar no compromisso que move a nossa gestão até o dia 31 de dezembro de 2022”, afirmou.

Veja os agradecimentos de Izolda Cela ao ex-governador Camilo Santana:

Em entrevista coletiva, a chefe do Poder Executivo estadual afirmou que o Governo atual tem a marca do planejamento, com agenda de entrega de obras que foram compromisso de campanha. Sua prioridade, conforme informou, será seguir com a gestão deixada por Camilo “para atender às expectativas da população cearense que quer um trabalho que dê resultados”.

Mudanças

De acordo com ela, a equipe que ficou no Governo está afinada e engajada, o que sinaliza um interesse de manter a maioria dos atuais secretários na gestão. “É a equipe da qual participei de sua organização, então as mudanças serão em função de alguma necessidade, mas não de ansiedade”, disse.

Questionada sobre o Ceará Pacífico, projeto do qual encabeçou visando a redução da violência no Estado, Izolda afirmou que seu papel era buscar a integração das áreas do Governo trabalhando com outros Poderes e instituições “O Ceará Pacífico não é exatamente um programa, mas uma dinâmica para promover uma das coisas essenciais para que tenhamos chance de vencer pouco a pouco esse desafio da violência, buscando engajamento, articulação e cooperação”, disse.

Veja a chegada de Izolda Cela na Assembleia Legislativa do Ceará: