O vereador Júlio Brizzi (PDT) sugeriu a criação do Programa Juventude com Saúde Mental. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, a Comissão de Cultura, Esporte e Juventude aprovou o Projeto de Lei Ordinária Nº 131/22, de autoria do vereador Pedro Matos (PL), que institui no Calendário Oficial do Município de Fortaleza o Dia Municipal dos Esportes Eletrônicos, também conhecido como E-Sports, a ser comemorado anualmente no dia 19 de outubro.

Na justificativa do projeto, o parlamentar ressalta o crescimento da modalidade esportiva no país.

”Com a crescente procura pelos esportes eletrônicos, principalmente pelos jovens, os E-Sports se tornaram cada vez mais populares e, com o tempo, os seus jogadores foram se tornando profissionais. Hoje, diversos torneios são disputados por todo o Brasil e pelo mundo, havendo campeonatos de LoL, de CS:GO, Free Fire e de diversos outros jogos”, explicou Pedro Matos.

De acordo com o texto, considera-se E-Sport a modalidade esportiva que ocorre em plataforma digital, envolvendo dois ou mais competidores ou equipes, em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o seu acompanhamento com recursos das tecnologias da informação e comunicação ou outra tecnologia similar e com a mesma finalidade.

O colegiado ainda aprovou outras 16 matérias, dentre elas o Indicativo nº 912/21, do vereador Júlio Brizzi (PDT), que sugere a criação do Programa Juventude com Saúde Mental em Fortaleza.

Bem como o Indicativo nº 237/22 da vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) que institui a ação cultural ”O Jovem Poeta”.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.