Petistas se reuniram no gabinete de Fernando Santana antes do evento de filiação dos deputados. Foto: Reprodução/Instagram.

O Partido dos Trabalhadores (PT) é, atualmente, a segunda maior força partidária da Assembleia Legislativa do Ceará. A agremiação filiou, na manhã desta segunda-feira (28), os deputados Júlio César Filho (Julinho), egresso do Cidadania, e Nizo Costa, que deixou o PSB. Na quinta-feira (31), será a vez da comunista Augusta Brito (PCdoB) ingressar na sigla do governador Camilo Santana.

O deputado Julinho, em cada uma das eleições de que participou, esteve filiado a um partido diferente. Ele já foi filiado ao PSDB, PTN, PDT E PPS (que hoje é o Cidadania). Já Nizo Costa, começou fazendo política no PSDC, passou pelo PMB e foi eleito em 2018 pelo Patriota e depois se filiou ao PSB.

O PT, conforme o Blog do Edison Silva antecipou, filia os líderes do governo Camilo Santana em busca de se tornar a segunda maior força partidária no Parlamento estadual. O partido já havia filiado 12 prefeitos em todo o Estado, ficando atrás apenas do PDT no número de prefeituras.

Além do PT, PSD e PP também podem apresentar nomes a vice-governador na chapa governista, sendo que o presidente estadual do PSD, Domingos Filho, tem demonstrado interesse em retornar ao cargo no Executivo estadual. Já o PP sinaliza o lançamento do nome do deputado Zezinho Albuquerque (ainda no PDT) ao cargo de governador do Estado. No entanto, as lideranças partidárias ainda devem se sentar para debater esse tema.

Estou muito feliz. Tive a honra de estar como líder do Governo Camilo. Aprendemos muito sobre as prioridades do Governo nessa agenda progressista e, hoje, me filiando no PT, estamos com o objetivo de priorizar essa agenda no Ceará, ajudando o governador Camilo a fortalecer a campanha do presidente Lula e sua campanha ao Senado”, disse Júlio César Filho durante pronunciamento que foi acompanhado de sua mãe, ex-deputada Meire Costa Lima, e do pai, o ex-deputado e atual vereador de Maracanaú, Júlio César Costa Lima.

Veja trecho do discurso do novo petista de Maracanaú:

O clima entre os presentes ao ato que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa era de unidade no combate ao bolsonarismo e ao fascismo, como foi mencionado em algumas falas. O presidente estadual da legenda, Antônio Filho, o “Conin, destacou que a prioridade do partido é apoiar uma eventual candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República e do governador Camilo Santana ao Senado Federal.

Veja discurso do deputado Nizo Costa que representa os topiqueiros do Centro Sul do Estado:

Ao ato de filiação compareceram os membros da bancada petista na Casa Legislativa, Elmano de Freitas, Moisés Braz, Acrísio Sena e Fernando Santana, além dos deputados federais José Nobre Guimarães e José Airton Cirilo.

Discurso do deputado José Guimarães, vice-presidente nacional:

O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), deputado Walter Cavalcante (MDB), deputado Osmar Baquit, e alguns prefeitos do Interior também estiveram presentes, pois também foram filiadas outras pessoas, inclusive a mulher do prefeito de Horizonte (ex-deputado Nezinho Farias), filiado ao PDT. Jô Farias é candidata a deputada estadual. Outra que se filiou foi Juliana Lucena de Limoeiro do Norte.