Arte: Ascom/ALECE.

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) está realizando, durante o mês de março, uma série de visitas aos municípios cearenses na ação Março Itinerante, que tem como objetivo interiorizar as ações e fortalecer a atuação das procuradorias especiais da mulher implantadas nos municípios do interior do Estado.

A Procuradora Geral da Mulher é a deputada Augusta Brito (PCdoB).

A ação busca unir o Estado e a sociedade em diversas atividades no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03).

As primeiras procuradorias beneficiadas com a ação foram as dos municípios de Itaiçaba, Guaraciaba do Norte e Baturité. Esta semana, a equipe da Procuradoria Especial da Mulher esteve em Milagres, na região do Cariri; e Capistrano, no Maciço de Baturité.

Até o fim do mês, a procuradoria promoverá atividades em mais sete municípios: Barbalha (17/03), Itapajé (18/03), São Gonçalo do Amarante (22/03), Frecheirinha (23/03), Jardim (24/03), Fortim (25/03) e Icó (31/03).

A coordenadora geral da PEM, Raquel Andrade, afirma que o trabalho é voltado ao desenvolvimento de atividades vinculadas aos direitos e políticas para mulheres nas procuradorias dos diversos municípios.

“As ações estão sendo realizadas por equipe multidisciplinar da procuradoria, agregando advogadas, psicólogas e assistentes sociais, e são executadas conforme as necessidades apontadas pelas procuradoras municipais da mulher”, explica Raquel Andrade.

O trabalho de interiorização da PEM teve início, segundo ela, com quatro procuradorias e hoje já engajou 54 procuradorias implantadas ou em fase de implantação em todo o Estado. A coordenadora acrescenta que a ação da PEM visa também dar suporte  às procuradorias instaladas nos municípios.

O projeto leva a Procuradoria Especial da Mulher aos municípios e atua em parceria com as vereadoras, por meio de diálogos e proposições. “Essa ação é dialógica, de construir juntas, e não de impor uma perspectiva de trabalho, porque senão os objetivos não seriam alcançados, de acordo com as necessidades das mulheres de cada município”, afirma.

A coordenadora revela ainda que a ação itinerante, a partir de abril, pretende implementar as redes municipais de enfrentamento à violência contra a mulher. “A gente já identifica quais são os entes públicos e privados envolvidos no processo de prevenção, acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência, reúne os representantes e os capacita, dando suporte técnico para a criação da rede e as articulações necessárias”, esclarece.

As pessoas interessadas em implementar uma Procuradoria Especial da Mulher em seus municípios devem entrar em contato com a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará pelo e-mail: [email protected]

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.