De acordo com Antônio Henrique, a instalação de banheiros químicos garante os direitos básicos dos feirantes e dos usuários. Foto: Reprodução.

Com o objetivo de melhor organização das feiras livres de Fortaleza, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), apresentou dois Projetos de Indicação, já aprovados pelo plenário da Casa.

As propostas foram encaminhadas para apreciação da Prefeitura, que poderá enviá-las novamente à Câmara em forma de projeto de Lei para apreciação e aprovação dos parlamentares. A primeira Indicação é de número 170/2022 que dispõe sobre a instalação de lixeiras de coleta seletiva nas feiras realizadas no município de Fortaleza.

Antônio Henrique justifica que o projeto tem como objetivo viabilizar a instalação de depósitos próximos aos locais onde são realizadas feiras em Fortaleza.

”O grande fluxo de pessoas sempre gera grande demanda para administração no recolhimento de resíduos. Nos locais de realização de feiras não é diferente. A administração dos resíduos é questão de saúde pública, implicando diretamente na qualidade vida dos feirantes e dos usuários dos serviços e produtos ofertados. Esse projeto tem por objetivo fazer com que o descarte de resíduos possa ser feito em locais corretos para facilitar a coleta seletiva naquelas áreas”, argumenta.

Já o Projeto de Indicação 171/2022 dispõe sobre a instalação de banheiros químicos próximos das feiras livres da Capital. De acordo com Antônio Henrique, a proposta garante os direitos básicos dos feirantes e dos usuários dos serviços e produtos oferecidos, e em especial o direito a dignidade humana.

”Esses locais merecem a devida atenção da Administração Pública, além disso essa iniciativa trará comodidade tanto para os feirantes como usuários das feiras. As feiras livres precisam desse suporte mais eficiente quanto à manutenção da higiene e limpeza, especialmente, pelo fato da grande circulação de pessoas”, avalia.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.