Postagem de José Guimarães no Twitter. Foto: Reprodução/Twitter.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção iniciou destacando, nesta quinta-feira, dia 24 de março, a surpresa de políticos cearenses com a publicação feita no Twitter pelo deputado federal José Guimarães (PT), onde adverte o governador Camilo Santana (PT): “O governador Camilo precisa olhar com cuidado. Pode estar convivendo com inimigos traiçoeiros”.

A mensagem pode ser analisada por vários ângulos. A primeira delas, menos forte, seria a relação dela com o PDT de Ciro e Cid Gomes. A segunda, seria pela candidatura a deputado de Janaína Farias, assessora especial do governador, nada agradável a José Guimarães, pois tem tomado votos do parlamentar.

E ainda, o fato do chefe do Executivo estadual estar empurrando “goela abaixo” algumas filiações ao PT, como a do deputado estadual Júlio César Filho, Nizo Costa e Augusta Brito, esta última, com pretensões de se lançar à Câmara Federal. Julinho e Nizo não têm qualquer simpatia com a ideologia petista e, logo após a eleição, podem voltar contra os interesses da agremiação.

Na mesma linha, Camilo Santana deseja filiar Walter Cavalcante (MDB), também com pensamento oposto ao PT. O emedebista, ainda na quarta-feira (23), procurava conversar com o governador para definir sua filiação à sigla vermelha. Essas filiações, ao final, podem influenciar, de forma negativa, no controle que Guimarães tem do PT cearense.

O PSB/CE faz encontro estadual, na manhã desta sexta-feira (25), em Fortaleza. Os socialistas, nos últimos anos, foi o partido que Camilo Santana estimulou no Estado, colocando-o como uma alternativa, quando o PT experimentava seus momentos mais difíceis, defendendo a indicação do deputado Denis Bezerra para comandar o grêmio no Ceará e de Élcio Batista, atual vice-prefeito de Fortaleza, à presidência do diretório da Capital.

Naquela época, também, o PSB era trabalhado para se integrar a base de apoio à candidatura presidencial de Ciro Gomes (PDT). Ele, por sinal, já foi desta agremiação, que elegeu seu irmão, Cid, como governador do Ceará em 2006.

Na quarta-feira (24), o noticiário radiofônico abordou o problema envolvendo propina no Ministério da Educação na liberação de recursos intermediados por pastores evangélicos abrigados pelo ministro Milton Ribeiro, ainda repercutindo no noticiário político e, quiçá, no policial. O editorial do jornal Estadão trata do tema.

Os desembargadores cearenses formaram duas listas tríplices, de três advogados cada, encaminhadas pela Ordem dos Advogados do Brasil – Ceará (OAB/CE), para que o governador escolha, de cada uma, um nome a nomear como desembargador, dentro do Quinto Constitucional.

Nesta quinta-feira (24), também, foram empossados os sete juízes de Direito promovidos, na última semana, a desembargador. Ficou faltando uma vaga, pois o juiz Francisco Chagas Barreto Alves, da Fazenda Pública, o mais antigo, por conta de ter sofrido uma punição – a de censura pública – teve sua promoção negada pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará. O TJCE vai contar, ao final de todas as promoções e nomeações, com um total de 53 desembargadores.

Está intensa a movimentação em alguns partidos na proximidade do fechamento da Janela Partidária, no dia 1° de abril. A corrida, agora, não é de parlamentares insatisfeitos com suas siglas, mas daqueles com menos votos, na faixa de 40 mil, buscando agremiações onde possam ter alguma chance de vitória e de ajuda financeira da parte do Fundo Eleitoral.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve na quarta-feira (23) na cidade de Quixadá, interior cearense. Quase não falou do projeto da Funasa de distribuição de água à população, limitando-se a falar dos investimentos realizados por conta da pandemia de Covid-19. Ele aproveitou a oportunidade e criticou os governadores, quando estes ordenaram o fechamento dos comércios em momentos graves da doença no Brasil, além de “cutucar” os governos petistas. Bolsonaro também demonstrou desrespeito à lei de trânsito, quando trafegou numa moto sem capacete.

Deltan Dallagnol, ex-procurador da República, publicou em suas redes sociais que recebeu ajuda, via Pix, de recursos suficientes para o pagamento da condenação de R$ 300 mil ao ex-presidente Lula, imposta pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao denunciar o petista com uma apresentação no PowerPoint, num dos capítulos da Operação Lava Jato.

A Assembleia Legislativa do Ceará e a Câmara Municipal de Fortaleza realizaram sessões ordinárias na manhã desta quinta-feira (24).

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta quinta-feira (24/03):