Ronivaldo está no quarto mandato de vereador de Fortaleza, sendo eleito pelo PT em todos eles. Foto: Ascom/CMFor.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção iniciou destacando, nesta sexta-feira, dia 25 de março, o feriado da Data Magna Cearense, em que lembra o pioneirismo do Estado na libertação dos escravos, ocorrida no dia 25 de março de 1884. O governador Camilo Santana (PT) irá entregar nesta data a Medalha da Abolição, principal honraria do Ceará, a diversas personalidades. 

Os agraciados são: Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, ex-procuradora-geral de Justiça do Ceará e titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; Espedito Seleiro (Espedito Veloso de Carvalho), artesão e Mestre da Cultura do Ceará; Tom Cavalcante (Antônio José Rodrigues Cavalcante), humorista, ator, apresentador, radialista e dublador; Maria Nailde Pinheiro Nogueira, desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; os cientistas que inventaram o Capacete Elmo, inovação cearense utilizada no tratamento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19); Preto Zezé (Francisco José Pereira de Lima), presidente da Central Única das Favelas, empreendedor, produtor cultural e musical; Amandinha (Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo), jogadora de futsal, tricampeã mundial com a Seleção Brasileira de Futebol e eleita oito vezes a melhor do mundo na modalidade; Cid Ferreira Gomes, senador da República, governador do Ceará por oito anos e ex-ministro da Educação; José Ricardo Montenegro Cavalcante, industrial cearense há 34 anos e presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

De acordo com apresentador do noticiário, Ricardo Cavalcante tem as qualificações para receber a medalha, mas a inclusão de seu nome pode ser uma “espetada” de Camilo no empresário Beto Studart, ex-presidente da FIEC, padrinho de Cavalcante na Federação das Indústrias. Studart, recentemente, fez declarações públicas de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

A cidade de Forquilha, localizada na Região Norte cearense, é destaque no Jornal O Globo, por conta de uma briga envolvendo vereadores do município. Um dos envolvidos na briga, acusa um colega edil de ter sido homofóbico consigo.

O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Fortaleza escolheu o vereador Luciano Girão (Progressistas) como relator do processo disciplinar aberto contra Ronivaldo Maia (PT), acusado de feminicídio no último mês de novembro. O petista foi preso em flagrante, tendo depois, de forma preventiva, saído da cadeia para cumprir prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica.

O processo objetiva a cassação do mandato de Ronivaldo, mas não será fácil, embora o PT/Fortaleza o tenha afastado da agremiação. Ronivaldo Maia tem, reservadamente, o apoio total do partido, coordenado por algumas pessoas ligadas aos deputados federais José Guimarães e Luizianne Lins, sendo que o vereador tem ligação com a ex-prefeita de Fortaleza. O suporte começa em garantir, financeiramente, o patrocínio da causa na esfera criminal, iniciada na fase policial. É um custo elevado que Ronivaldo Maia teria de desembolsar, mesmo estando recebendo seus subsídios da Câmara Municipal.

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) está tramitando no Congresso Nacional e traz de volta, para os servidores públicos, o quinquênio, que nada mais é que uma vantagem pecuniária, creditada ao servidor a cada cinco anos de serviço. Esta novidade é tratada, na edição desta sexta-feira (25), no jornal Valor Econômico.

A questão da propina, cobrada por evangélicos, no Ministério da Educação, motivo de questionamentos sobre a permanência do ministro Milton Ribeiro, foi tratada pelo presidente Bolsonaro em sua tradicional transmissão ao vivo das quintas-feiras.

A propósito, todos os jornais brasileiros estão destacando a decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando a abertura de inquérito para apurar as responsabilidades do ministro. 

A quinta-feira (24) foi um dia movimentado no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Pela manhã, os desembargadores formaram as duas listas tríplices com nomes de advogados, onde Camilo Santana nomeará dois, um de cada lista, ao cargo de desembargador. São duas vagas para advogados.

As listas tríplices foram feitas com base em duas relações, com seis nomes em cada uma delas, elaboradas pela direção da OAB/CE. O governador Camilo pode nomear os dois desembargadores a qualquer momento, até pelo fato dele ter apenas mais uma semana no Governo, em razão de sua decisão de renunciar ao mandato para se candidatar ao Senado Federal.

Outro fato, também ocorrido na quinta-feira (24), foi a posse de sete juízes promovidos a desembargadores. Deveriam ser oito, pois foram criadas, no fim de 2021, dez novas vagas. Entretanto, o Tribunal questiona o direito do juiz mais antigo, Francisco Chagas Barreto Alves, por ter sido punido com uma censura pública. A solenidade de posse contou com as presenças de Camilo, José Sarto, prefeito de Fortaleza; Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa; dentre outras personalidades. Nenhum ministro de tribunais superiores esteve presente. O discurso de encerramento da festa foi da presidente do TJCE, Maria Nailde Pinheiro.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta sexta-feira (25/03):