Governador Eduardo Leite (PSDB/RS) e o senador Tasso Jereissati (PSDB/CE). Foto: Reprodução/Facebook.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense, desta sexta-feira, 11 de março, começou lembrando sobre a indefinição do quadro político nacional e destacou que, agora, o PSD volta a insistir na conversa com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para ser ele o candidato a presidente da República pela agremiação, depois da recusa do senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), presidente do Congresso. 

Leite é do PSDB e está, agora, em viagem oficial ao exterior. Ele admite a possibilidade de disputar o cargo de presidente, conversando com amigos e aliados a respeito da questão, que, para ele, terá de ser resolvida até o dia 1° de abril, pois terá que filiar-se ao PSD e renunciar ao mandato de governador, até o dia 02 de abril.

Todos os principais jornais brasileiros, nesta sexta-feira (11), falam desse assunto. O Valor Econômico cita, ainda, o interesse do empresariado nacional.

Cumprido mandados judiciais, a Polícia Federal foi às ruas na manhã desta sexta-feira, para realizar busca e apreensão em algumas cidades do Estado, inclusive Fortaleza, de suspeitos envolvidos com desvios de recursos da educação do município de Beberibe, na gestão passada.

As investigações tiveram início em junho de 2020. O trabalho conjunto da PF e CGU identificou indícios de esquema criminoso envolvendo pagamento de propina a servidores públicos, empresas de fachada, sobrepreço, superfaturamento dos bens licitados e lavagem de dinheiro decorrente de desvios de recursos públicos federais em licitações para aquisição de livros didáticos.

Apurou-se que os investigados atuam em outros processos licitatórios no Estado do Ceará, já tendo sido indiciados em outros inquéritos policiais por crimes similares.

Foi destacado no Programa a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a intocabilidade da Lei da Ficha Limpa com base no voto do ministro Alexandre de Moraes.

Na quinta-feira (09) o presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas, entregou à desembargadora Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), os nomes dos 12 advogados que concorrerão as duas vagas desembargador, na parte do Quinto Constitucional, sendo nomeados pelo governador Camilo Santana (PT) até o final deste mês de março.

Dos 12 nomes apresentados, o Tribunal vai eliminar seis e os restantes constarão de duas listas tríplices, que serão encaminhadas a Camilo para ele escolher dois de sua preferência e nomeá-los. Na próxima quinta-feira (17), o TJCE vai escolher oito juízes, sendo quatro dos mais antigos na magistratura e quatro por merecimento, a serem nomeados pela desembargadora Nailde como desembargadores, segundo a lei de iniciativa do próprio Tribunal, aprovada pela Assembleia Legislativa em outubro de 2021.

Os advogados e advogadas escolhidos(as) para a 1ª lista sêxtupla foram: 1. André Luiz de Souza Costa (OAB/CE Nº 10550) – 42 votos; 2. Moacir Augusto Meyer de Albuquerque (OAB/CE Nº 9864) – 39 votos; 3. Marcus de Paula Pessoa (OAB/CE Nº 5060) – 38 votos; 4. Rosa Maria Felipe Araújo (OAB/CE Nº 9820) – 38 votos; 5. Bienvenido Sandro Andrade Fiúza (OAB/CE Nº 15732) – 38 votos e 6. José Feliciano de Carvalho Júnior (OAB/CE Nº 4100) – 37 votos.

Na 2ª lista sêxtupla foram: 1. Everardo Lucena Segundo (OAB/CE Nº 16041) – 43 votos; 2. Maria Darlene Braga Araújo Monteiro (OAB/CE Nº 10487) – 42 votos; 3. José Inácio Linhares (OAB/CE Nº 16526) – 38 votos; 4. Wyllerson Matias Alves de Lima (OAB/CE Nº 13975) – 37 votos; 5. Kennedy Ferreira Lima (OAB/CE Nº 10914) – 35 votos e 6. Melissa Pereira Guará (OAB/CE Nº 27710) – 35 votos.

A CPI das Associações de Militares do Ceará marcou a sua primeira reunião neste ano para a próxima terça-feira (15). A partir de agora, os integrantes da Comissão irão ouvir depoimentos, depois de reunir volumes de informações oficiais, produzidas por órgãos do governo estadual. 

Criada em 2021, a CPI ainda não havia tomado nenhum depoimento – a única pessoa ouvida foi Sebastião Brasilino de Freitas, promotor de Justiça, ligado a questões judiciais. Ele falou sobre a atuação dos policiais. Os deputados, agora, querem saber como é gasto o dinheiro arrecadado pelas Associações, embora seus recursos sejam contribuições dos próprios integrantes das polícias, sem qualquer participação do erário estadual.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), na sua última live de quinta-feira (09), voltou a falar em mudanças no governo, a partir do próximo dia 02 de abril, em razão da obrigação legal dos candidatos ocupantes de cargos comissionados nos governos federal, estadual e municipal, relacionando os ministros que sairão do governo e disputarão cargos nas eleições deste ano. O chefe do Executivo federal também falou sobre o aumento dos combustíveis, que gerou uma grande movimentação nos postos de revenda em todo o Brasil.

A propósito do tema, o deputado cearense Jaziel Pereira (PL) foi o relator do projeto aprovado, na quinta (09), tratando da cobrança de ICMS pelos governos estaduais em cima da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha. Aliás, os governadores já reagiram contra a aprovação deste projeto e prometem ir ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando ser inconstitucional.

O ex-presidente Lula (PT) fez um encontro de lideranças femininas, um eleitorado bastante valorizado no discurso dos presidenciáveis. Foi notada a ausência da deputada Luizianne Lins (PT/CE). O evento foi registrado pela Folha de S.Paulo.

Na última sessão da Assembleia, o deputado Fernando Hugo (Progressistas), responsável pela atuação do Procon da Casa, anunciou a realização de uma audiência pública, em data a ser definida, para discutir as relações da Enel com as empresas provedoras de internet do Ceará

Esta relação conflituosa já foi motivo de movimentações na ALECE, mas agora o questionamento foi assumido pelo Procon. Outro ponto levantado é a ineficiência do serviço da empresa.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo após o programa “É Tempo de Bola”.​

Assista ao programa desta sexta-feira (11/03):