Domingos Gomes de Aguiar tinha 90 anos e faleceu de causas naturais. Foto: Divulgação.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense, desta segunda-feira, 07 de março, iniciou falando do sepultamento do corpo de Domingos Gomes de Aguiar, ex-prefeito de Tauá e ex-presidente da Fundação de Saúde do Estado do Ceará (Fusec) e do Instituto de Previdência do Estado do Ceará (Ipec).

Ele é pai do ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho, e sogro da atual prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar.

Autoridades políticas, como o governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, prestaram publicamente condolências à família.

Na sexta-feira (04), o Blog do Edison Silva tratou sobre o custo da campanha eleitoral, com um artigo intitulado “Deputado, me mande um Pix”. Na edição desta segunda-feira (7) do jornal Estado de S.Paulo tem uma matéria tratando da investida de defensores da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), pedindo dinheiro para o grupo ruralista com vias de financiar a campanha à reeleição do chefe do Executivo nacional. 

Pela informação, os ruralistas não gostaram, principalmente pelos representados dos emissários do pedido: o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e o senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ), citando suas participações em eventos relacionados ao Mensalão e das “rachadinhas”.

No mesmo tema, um comentário da jornalista Natuza Nery diz que, nos cálculos de comandantes da campanha de Jair Bolsonaro, cada ruralista poderia dar, como ajuda, um montante correspondendo ao valor de um boi.

Ainda a respeito de gastos, o Conselho Federal de Contabilidade está advertindo aos políticos sobre a contabilidade no pleito deste ano. O assunto é tratado em nota na coluna “Painel”, da Folha de S.Paulo.

O empresário cearense Beto Studart, ex-presidente da Fiec – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, no último sábado (6), publicou um novo vídeo em defesa da candidatura à reeleição de Bolsonaro. No vídeo, ele empunha uma faca gravada com o rosto do presidente e a palavra “#Mito”. Studart fala em armar “responsavelmente” a população para se defender.

Membros bolsonaristas, como o deputado estadual André Fernandes (PL), e o vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (PROS), já empunharam armas em defesa do atual chefe do Executivo nacional. 

Nas mesmas redes sociais, várias críticas foram feitas ao empresário por conta da exibição da arma branca. Também houve manifestação com crítica indireta à Universidade Federal do Ceará (UFC) ao anunciar que Beto Studart receberá o título de doutor Honoris Causa daquela instituição de ensino superior.

O deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, desde o último final de semana, recebe críticas dos diversos setores da sociedade, como dos seus colegas parlamentares, incluindo membros do Podemos, seu partido, e de várias autoridades constituídas do Brasil. Arthur disse, em áudio vazado, que as mulheres ucranianas são “fáceis porque são pobres”. 

O ex-juiz Sergio Moro, candidato à presidência da República pelo Podemos, repudiou a atitude do paulista. Entretanto, as palavras de Arthur do Val repercutiram negativamente na campanha de Moro. O deputado de SP publicou um vídeo onde se desculpa diante do que disse.

O Programa do Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense também lembrou do evento do PSD, em pré-campanha eleitoral, ocorrido na última sexta-feira (04), em Fortaleza. Pela primeira vez, publicamente, o senador Cid Gomes (PDT) falou de um momento onde ele e Domingos Filho, presidente estadual do PSD, estavam errados ou estavam certos. Isso referindo-se à extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em 2017, quando Domingos, na época, era o presidente.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em conversa reservada com Cid, teria deixado acertado que sua sigla indicará o candidato a vice-governador na chapa do candidato do PDT ao governo do Ceará.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo após o programa “É Tempo de Bola”.​

Assista ao programa desta segunda-feira (07/03):