Governador Camilo Santana (PT) acompanhado do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e do secretário da Saúde, Marcos Gadelha. Foto: Gov.CE.

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus deliberou pela flexibilização do uso de máscaras para atividades ao ar livre no Ceará A medida, tomada com base no cenário de indicadores epidemiológicos, começa a valer a partir desta segunda-feira (21) em todo o Estado. Acompanharam o anúncio do governador Camilo Santana, o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

O governador Camilo Santana (PT) indicou ainda que, apesar da flexibilização do uso de máscaras ao ar livre, a recomendação é que pessoas que tenham imunossupressão mantenham o uso desse item de proteção sanitária.

O Comitê resolveu pela desobrigação de uso de máscaras em espaços abertos, ao ar livre, a partir da próxima segunda-feira. Aliás, vários países já liberaram, vários estados brasileiros também liberaram o uso da máscara em ambientes abertos. A partir do momento em que nós ouvimos dos especialistas, aqueles que nos orientam, que apresentam os dados ao Comitê, ficou decidido isso. Continua obrigatório o uso de máscara em espaços fechados”, reiterou o governador.

Camilo destacou ainda a importância da dose de reforço da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) para manter o cenário favorável a mais avanços. Atualmente, 82,2% da população vacinável do Ceará (a partir de 5 anos) já tomou a segunda dose (ou dose única da Janssen).

O reforço já chegou ao braço de 50% dos cearenses. Até essa quinta-feira (17), 18,2 milhões de doses já tinham sido aplicadas no estado.

Marcos Gadelha defendeu o respeito à Ciência e convocou a população para mobilizar familiares e amigos pela atualização do calendário de vacinas. “É importante ampliar a cobertura vacinal da dose de reforço para que a gente continue neste cenário favorável na pandemia”, ressaltou.

Já Sarto registrou agradecimento ao empenho dos profissionais de saúde e lembrou os dois anos de pandemia, que demandou rotina de reuniões de avaliação constante pelo comitê, que segue estudando o panorama epidemiológico. “Nosso compromisso sempre foi vacinar toda a população cearense, assim que chegassem as doses. Cumprimos o nosso combinado“.

Com informações do Governo do Ceará.